Foram características econômicas e sociais da cidade-estado esparta no período arcaico
Soluções para a tarefa
Período arcaico, características econômicas e sociais da cidades-estado esparta estão associadas à existência de uma oligarquia aristocrática que monopolizava o poder militar, político e religioso, é culturalmente arcaica e não envolve atividade comercial.
Esparta
A nobreza espartana, chamada de espartanos, controlava a manufatura e a riqueza da cidade-estado e detinha e controlava o poder político, militar e religioso. A cidade tinha um modelo de autossuficiência econômica.
Esparta não tinha a mesma estrutura política de Atenas, pois era uma monarquia aristocrática onde a classe social aristocrática participava da vida política e o rei era a autoridade suprema.
Outrora uma monarquia, a composição política de Atenas era governada por uma democracia durante seus tempos prósperos, onde qualquer cidadão grego maior de idade podia votar e se candidatar a cargos públicos.
A democracia grega foi derrubada por outra monarquia.
Alternativas:
a) a posição do indivíduo na comunidade era definida pelo seu grau de parentesco com o patriarca e sua economia era natural e coletivistas.
b) as classe sociais ligadas ao comércio, ao mesmo tempo que adquiriram maior poder econômico, procuravam ampliar seu domínio social.
c) a existência de uma aligarquia aristocrática, que monopolizava o poder militar, político e religioso, culturalmente arcaica, sem atividades mercantis.
d) a proibição da escravidão por dívidas pela oligarquia dominante estimulou a vinda para a cidade de artesãos estrangeiros, a fim de promover o comércio a atividades culturais.
e) cidade marítima dominada por camponeses proprietários de minifúndios, que permitia aos estrangeiros, metecos, a realização de atividades culturais.
Leia mais sobre Esparta em: https://brainly.com.br/tarefa/31809880
#SPJ4