Foram características econômicas e sociais da Cidade-Estado Esparta, no período Arcaico: *
a) a posição do indivíduo na comunidade era definida pelo seu grau de parentesco com o patriarca e sua economia era natural e coletivista.
b) as classes sociais ligadas ao comércio, ao mesmo tempo que adquiriam maior poder econômico, procuravam ampliar seu domínio social.
c) a existência de uma oligarquia aristocrática, que monopolizava o poder militar, político e religioso, culturalmente arcaica, sem atividades mercantis.
d) a proibição da escravidão por dívidas pela oligarquia dominante estimulou a vinda para a cidade de artesãos estrangeiros, a fim de promover o comércio e atividades culturais.
e) cidade marítima dominada por camponeses proprietários de minifúndios, que permitia aos estrangeiros, Metecos, a realização de atividades culturais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
c) a existência de uma oligarquia aristocrática, que monopolizava o poder militar, político e religioso, culturalmente arcaica, sem atividades mercantis.
espero ter te ajudado ! :)
Resposta:
lternativa correta: c) a existência de uma oligarquia aristocrática, que monopolizava o poder militar, político e religioso, culturalmente arcaica, sem atividades mercantis.
Explicação:
No período arcaico, a sociedade espartana estava dominada por uma oligarquia aristocrática que ocupava todos os cargos importantes no campo militar, político e religioso. Isso permitia a conservação dos privilégios desta elite e o fechamento da sociedade em si mesma.
a) ERRADA. Estas características, neste período, as encontramos em Atenas, não em Esparta.
b) ERRADA. As classes sociais ligadas ao comércio já pertenciam à elite econômica e política espartana e não havia necessidade de ampliarem seu poder.
d ERRADA. A escravidão por dívida não foi proibida durante o Período Arcaico em Esparta.
e) ERRADA. A cidade não era constituída por minifundiários e os metecos se dedicavam, geralmente, ao comércio e às finanças.