Foram características econômicas e sociais da Cidade-Estado Esparta, no período Arcaico:
a) a posição do indivíduo na comunidade era definida pelo seu grau de parentesco com o patriarca e sua economia era natural e coletivista.
b) as classes sociais ligadas ao comércio, ao mesmo tempo que adquiriam maior poder econômico, procuravam ampliar seu domínio social.
c) a existência de uma oligarquia aristocrática, que monopolizava o poder militar, político e religioso, culturalmente arcaica, sem atividades mercantis.
d) a proibição da escravidão por dívidas pela oligarquia dominante estimulou a vinda para a cidade de artesãos estrangeiros, a fim de promover o comércio e atividades culturais.
e) cidade marítima dominada por camponeses proprietários de minifúndios, que permitia aos estrangeiros, Metecos, a realização de atividades culturais.
Soluções para a tarefa
Resposta: letra c
Explicação:
Sociedade
Esparciatas: aristocracia guerreira (grupo dominante)
descendentes dos invasores dórios
Periecos: comerciantes, artesãos e camponeses sem
direitos políticos (ocupavam as terras periféricas, menos
férteis)
Hilotas: servos/escravos (propriedade do Estado e sem
direitos políticos)
Economia
Agricultura (trigo, cevada, vinhedos e oliveiras)
Pastoreio
Escravismo
a) a posição do indivíduo na comunidade era definida pelo seu grau de parentesco com o patriarca e sua economia era natural e coletivista. ERRADA era dividido em classes : esparciatas, periecos e hilotas . economia escravista não coletivista.
b) as classes sociais ligadas ao comércio, ao mesmo tempo que adquiriam maior poder econômico, procuravam ampliar seu domínio social. ERRADA Esparta não era democrata e não permitia que outras classes adquirissem direitos.
c) a existência de uma oligarquia aristocrática, que monopolizava o poder militar, político e religioso, culturalmente arcaica, sem atividades mercantis.
o correto seria com atividades mercantis minimas mas dentre todas é a mais correta.
d) a proibição da escravidão por dívidas pela oligarquia dominante estimulou a vinda para a cidade de artesãos estrangeiros, a fim de promover o comércio e atividades culturais. ERRADA a proibição da escravidão por dividas ocorreu em Atenas , que era uma democracia e permitia os debates e permitiu que os estrangeiros realizassem o comercio, Esparta era oligarquia domínio na mão de poucos e não permitia o debate, e era rigidamente hierarquizada, com xenofobia aversão ao estrangeiro
e) cidade marítima dominada por camponeses proprietários de minifúndios, que permitia aos estrangeiros, Metecos, a realização de atividades culturais. ERRADA Esparta era militarizada e os metecos era o nome dados aos estrangeiros de Atenas.
Resposta:
Alternativa correta: c) a existência de uma oligarquia aristocrática, que monopolizava o poder militar, político e religioso, culturalmente arcaica, sem atividades mercantis.
Explicação:
No período arcaico, a sociedade grega estava dominada por uma oligarquia aristocrática que ocupava todos os cargos importantes no campo militar, político e religioso. Isso permitia a conservação dos privilégios desta elite e o fechamento da sociedade em si mesma.