Fontelles (2009) estabelece que os procedimentos técnicos seguidos em pesquisa científica dizem respeito à escolha da técnica a ser utilizada para obter os resultados. Entre as pesquisas, destaca-se aquela que, quando se determina um objeto de estudo, selecionam-se as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo e definem-se as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz sobre o objeto. Nessa pesquisa, o pesquisador é um agente ativo, e não um observador passivo.
Essa pesquisa pode ser classificada como:
A.
pesquisa bibliográfica.
B.
pesquisa-ação.
C.
pesquisa documental.
D.
pesquisa experimental.
E.
pesquisa participante.
Soluções para a tarefa
Resposta:D. Experimental
Explicação: A pesquisa experimental ocorre quando se determina um objeto de estudo, selecionam-se as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo e definem-se as formas de controle e de observação dos efeitos que cada variável produz no objeto. Nessa pesquisa, o pesquisador é um agente ativo, não um observador passivo. (Referência: Metodologia de pesquisa em serviço social)
Resposta:
Alternativa - D. Pesquisa experimental.
Explicação:
A pesquisa experimental é aquela em que, quando se determina um objeto de estudo, selecionam-se as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo e definem-se as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz sobre o objeto. Nessa pesquisa, o pesquisador é um agente ativo, e não um observador passivo.
A pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado e advém principalmente de livros e artigos científicos.
A pesquisa documental pode ser até confundida com a pesquisa bibliográfica, porém a diferença está na natureza das fontes, pois, enquanto a bibliográfica vale-se de materiais que já receberam um tratamento analítico, a documental não se prende a isso, podendo utilizar-se de documentos sem tratamento analítico ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetos da pesquisa.
A pesquisa-ação é um tipo de pesquisa com base empírica, concebida e realizada em ligação a uma ação ou resolução de um problema coletivo. Nessa pesquisa, os participantes estão envolvidos de maneira cooperativa e participativa.
A pesquisa participante, assim como a pesquisa-ação, caracteriza-se pela interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas. A pesquisa participante, por sua vez, envolve distinção entre ciência popular e ciência dominante.