Fonte: autora Estevão é um garoto de 23 anos. Estuda Administração EAD, na Unicesumar, e está cursando a disciplina de Matemática Financeira. Ele faz planos para o futuro lhe reservar a alegria de poder desfrutar de liberdade financeira. Isto significa, aproveitar a juventude de forma disciplinada, para poder vivenciar uma melhor idade com certa autonomia e qualidade de vida. Para isso, usa da ferramenta que é a disciplina do curso para refletir sobre a forma que adotará para capitalizar o dinheiro que vai aplicar hoje. Para tanto, o curioso e disciplinado Estevão está se perguntando qual regime de capitalização deve optar. Para ajudá-lo, avalie as as asserções a seguir. I. Por juros compostos, pois no longo prazo realiza um montante maior se comparado ao juros simples. PORQUE II. O crescimento dos juros acontece de forma exponencial ao longo do tempo. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta:
A Alternativa correta é a 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação passo-a-passo:
Em movimentações financeiras, como aplicações e empréstimos, temos a incidência de juros, os quais podem ser simples ou compostos.
Em juros simples, temos que o montante final (M) após a incidência da taxa de juros (i) sobre um capital inicial (C) por um certo período de tempo (n) é dado por:
Já em juros compostos, o montante final é dado por:
Assim, vemos que os juros compostos proporciona um crescimento exponencial do valor investido, sendo que em investimentos periódicos teremos os juros sobre os juros e não só sobre o valor inicial, como nos juros simples.
Por esse motivo, a longo prazo, os juros compostos retorna um resultado superior ao dos juros simples.