História, perguntado por regisouza28, 9 meses atrás

FONTE 2 O tráfico negreiro foi uma prática legalmente aceita até o final do século XVIII, quando passou por um entrave frente às perspectivas e anseios da nova fase do sistema capitalista, à luz do iluminismo e da Revolução Industrial. Nesse contexto, a Inglaterra, mesmo tendo acumulado riquezas com a escravidão e com o tráfico de escravos, ao atender aos seus novos interesses, iniciou um movimento para impedir esse comércio. Além do tráfico humano ser, no entendimento intelectual, considerado desprezível, era interessante comercialmente para a Inglaterra diminuir a capacidade de produção de açúcar do Brasil e de Cuba (que a produziam com mão de obra escrava), além das possibilidades da ampliação de venda dos seus produtos industrializados com o aumento de assalariados. Assim, o Império Britânico aboliu o tráfico em 1808, e a escravidão em 1833; disponibilizou a sua Marinha para vigiar e patrulhar as costas africanas, além de utilizar a sua influência para pressionar nações aliadas a acabar com o tráfico de pessoas. Diante dessa situação, o Brasil, como importante parceiro comercial da Inglaterra, teve que se adequar às novas políticas sobre a escravidão, ao mesmo tempo que precisava garantir a seguridade financeira da elite nacional. Assim, leis foram criadas reprimindo o tráfico, mas que não foram cumpridas (dando origem ao termo “para inglês ver”) como mostram os números da entrada de escravos entre os anos de 1846 e 1849, em que se estima o ingresso de mais de 50 mil pessoas em situação de escravidão. Fonte: Adaptado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista, do site “Ensinar História”, da historiadora Joelza Ester Domingues. As pressões britânicas pelo fim do tráfico de escravos. 2019. Qual é o tema abordado pela fonte 2?

Soluções para a tarefa

Respondido por adrianamarques302008
37

Explicação:

se for no cmsp é verdadeira como vcs podem ver espero ter ajudado

Anexos:
Respondido por maarigibson
2

O tema abordado pela fonte 2 é o tráfico de escravos e as leis inglesas para repressão da escravidão no século XIX. O Brasil era um grande produtor de produtos agrícolas, como cana-de-açúcar e café, utilizando mão de obra escrava.

A Inglaterra, por sua vez, desejava expandir seu mercado consumidor, e por isso era necessário que os países escravagistas tivessem maior quantidade de assalariados. Por isso, passaram a ter uma política de repressão do tráfico de pessoas, o que fez com que o Brasil se adequasse a essa política através de leis que não eram cumpridas.

Leia mais sobre em:

https://brainly.com.br/tarefa/12178648

Anexos:
Perguntas interessantes