Fonseca (2006, on line) afirma que “uma vez consumada a separação do casal e outorgada a guarda dos filhos a um dos ex-consortes, assiste ao outro, como cediço, o direito-dever de com eles estar. É o chamado direito de visitas, o qual não compreende, ao contrário do que possa parecer, apenas o contato físico e a comunicação entre ambos, mas o direito de o progenitor privado da custódia participar do crescimento e da educação do menor. Trata-se de uma forma de assegurar a continuidade da convivência entre o filho e o genitor não-guardião, ou seja, do vínculo familiar, minimizando, assim, a desagregação imposta pela dissolução do casamento.” Tomando como referência o estudo sobre alienação parental, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas. ( ) Uma das características do alienador é o desrespeito a regras hodiernas e desobediência de ordens judiciais. ( ) Conduta comum do genitor alienante é repetir reiteradamente à criança seus motivos pessoais de indisposição com o outro genitor. ( ) Nutrir no imaginário da criança que o outro genitor representa algum tipo de perigo e conduta comum do genitor alienante. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: Escolha uma:
Soluções para a tarefa
corrigido pelo AVA: V-V-V
V, V, V.
A alienação parental pode ser identificada como a interferência diante da formação psicológica da criança ou do adolescente, que ocorra sendo conduzida por um dos genitores ou pessoa que apresente guarda ou autoridade desta criança/adolescente. A alienação consiste na indução ao repúdio deste por um de seus genitores.
A afirmativa 1 está correta, sendo de grande desobediência judicial a atitude da promoção da alienação parental.
A afirmativa dois está verdadeira, porque o alienante atua expondo suas razões e motivos pessoais para a criança com o intuito de fazê-la criar repúdio pelo outro genitor.
A afirmativa 3 está correta, porque nutrir a ideia de que o outro genitor é nocivo compreende a alienação parental.