Foi veiculada na televisão uma propaganda de uma marca de biscoitos com a seguinte cena: um jovem casal está num mirante sobre um rio e alguém deixa cair lá de cima um biscoito.
Passados alguns segundos, o rapaz se atira do mesmo lugar de onde caiu o biscoito e consegue agarrá-lo no ar.
Em ambos os casos, a queda é livre, as velocidades iniciais são nulas, a altura da queda é a mesma e a resistência do ar é nula. Para Galileu Galilei, a situação física desse comercial seria interpretada como:
a) impossível, porque a altura da queda não era grande o suficiente.
b) possível, porque o corpo mais pesado cai com maior velocidade.
c) possível, porque o tempo de queda de cada corpo depende de sua forma.
d) impossível, porque a aceleração da gravidade não depende da massa dos corpos.
Soluções para a tarefa
✅ De acordo com a teoria cinemática junto da mecânica Newtoniana, com base ainda nas condições mencionadas no enunciado, podemos afirmar que a situação seria impossível, devido ao fato de que a aceleração gravitacional independe das massas dos corpos envolvidos.
☁️ Vamos provar essa independência abordando apenas a cinemática. Citei acima a mecânica Newtoniana, porque veio na minha mente uma situação, vou equacionar ela à parte e se fizer sentido eu adiciono a essa resposta.
ℹ️ Vamos às condições para os dois corpos:
- a queda é livre;
- alturas iguais;
- velocidades iniciais nulas;
- não há resistência do ar.
⚠️ Isso é a situação ideal, idealizada por Galileu! Semelhante ao vácuo, isso nos assegura uma resposta que podemos comprovar usando a seguinte equação.
☁️ Equação horária da posição em um Movimento Retilíneo Uniformemente Variado:
⚠️ Utilizamos ela, pois obviamente há uma mudança de velocidade no trajeto, caracterizando a existência de uma força produzindo aceleração.
✍️ Bora isolar a aceleração gravitacional:
⚠️ Note que para dar um valor a aceleração gravitacional, não escrevemos em função das massas.
✍️ Usando cinemática estamos limitados, pois não conseguimos provar apenas com um valor da gravidade que não depende das massas, podemos sanar essa limitação utilizando a mesma equação, agora isolando o tempo, pois podemos detectar uma incongruência com o enunciado, uma espécie de prova por absurdo físico.
❏ Note que temos um absurdo. Se os dois corpos estão em um campo gravitacional uniforme, portanto, as acelerações são iguais, e as massas dos mesmos não influenciam no tempo de queda, como que esses tempos de queda são iguais e o rapaz mesmo saindo antes consegue chegar no biscoito? Não faz sentido, portanto, temos uma resposta!
✔️ Seria impossível o rapaz acompanhar o biscoito.
❏ Seção de links para complementar o estudo sobre queda livre:
- https://brainly.com.br/tarefa/51075238
A situação física desse comercial é impossível, porque a aceleração da gravidade não depende da massa dos corpos (em queda, biscoito e jovem).
Observe que foi considerado resistência do ar nula.
- Durante a queda livre ambos os corpos, biscoito e jovem, estão sujeitos à forças, chamadas de força peso (de cada um) que pode ser obtida por:
P = m⋅g ①
P: força peso
m: massa de cada corpo
g: aceleração da gravidade
- A força peso aplicada nesses dois corpos é a força que o planeta aplica neles. Conforme a lei da ação e reação esses corpos aplicam essa mesma força no planeta. Essas forças de ação e reação são chamadas de força peso e força gravitacional .
②
- A força gravitacional pode ser obtida por:
③
G: Constante (6,67 ⋅ 10⁻¹¹ N⋅m²/kg²
M: massa do planeta
d: distância entre os centros de massa dos corpos
- Substitua as equações ① e ③ na ②.
⟹ Divida ambos os membros por m.
- Observe qua a aceleração da gravidade (g) depende da massa da Terra, mas não depende da massa dos corpos que estão em queda livre.
- Portanto a aceleração (g) à qual o biscoito e o jovem estavam submetidos é igual, e portanto o jovem não poderia ter alcançado o biscoito durante a queda.
Resposta: Alternativa D: impossível, porque a aceleração da gravidade não depende da massa dos corpos (em queda, biscoito e jovem).
- A alternativa A, (Impossível, porque a altura da queda não era grande o suficiente) está errada pois é a mesma para os dois corpos.
- A alternativa B, (Possível, porque o corpo mais pesado cai com maior velocidade) está errada pois suas velocidades dependerão da aceleração gravitacional, que é igual para ambos.
- A alternativa C, (Possível, porque o tempo de queda de cada corpo depende de sua forma) estaria certa no caso de ser considerado a resistência do ar.
Aprenda mais em:
- https://brainly.com.br/tarefa/48800099
- https://brainly.com.br/tarefa/37117952
- https://brainly.com.br/tarefa/35164940
- https://brainly.com.br/tarefa/36533217