História, perguntado por keilasantos26, 6 meses atrás

Foi no contexto da Expansão Marítima Europeia e no seu transcorrer – séculos XV e XVI –, que a Inglaterra se tornou a maior produtora de tecidos da Europa, bem como a maior exploradora de carvão mineral deste continente. Acerca do desenvolvimento do mercado têxtil inglês, considere a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
A Inglaterra, já no contexto da expansão marítima europeia, se destacava como a maior potência marítima daquele continente.

Alternativa 2:
A produção têxtil inglesa possibilitou as condições favoráveis para a Revolução Industrial, porque foi impulsionada pelas corporações urbanas.

Alternativa 3:
O "putting-out", foi amplamente divulgado entre os pequenos produtores têxteis da Inglaterra, após a revolução no regime de trabalho entre os holandeses.

Alternativa 4:
A protoindústria ou indústria familiar, apesar de seus esforços e adaptações com a divisão do trabalho não encontrou os meios necessários que possibilitassem o alcance dos mercados internacionais.

Alternativa 5:
Para fugir das restrições impostas pelas corporações urbanas, os produtores têxteis desenvolveram um sistema que se espalhou pelas aldeias e deu início a um sistema de produção doméstica sob um regime com divisão de trabalho e assalariado.

Soluções para a tarefa

Respondido por rchesj
3

Resposta: Alternativa 1 ou letra A.

Explicação:

Geograficamente, a Inglaterra era também privilegiada, sendo, dessa forma, um dos fatores mais decisivos para que o país progredisse nesse período. A Inglaterra possuía acesso ao comércio marítimo, facilitando a exploração de novos mercados e aumentando a zona de livre comércio. Ao tornar-se uma grande potência marítima, o país acabou acumulando capital que passou a ser investido nas fábricas.

(Foi o que entendi).


canapu10: A alternativa correta é a "5" - Vide pag. 151, último parágrafo - livro didático
canapu10: Bem claro, lá
Respondido por marleiasoares
2

Resposta:

5

Explicação: De forma resumida, tomamos Florenzano (1981, p. 69), quem nos explica  que a produção têxtil, ainda, sob moldes artesanais, havia se desenvolvido sob  um sistema onde, para “‘fugir de restrições impostas pelas corporações urbanas’  atreladas a tradições e trocas de privilégios, ‘havia se espalhado pelas aldeias dando início ao chamado sistema de produção doméstica (putting-out)’”, sob um  regime que já apresentava a divisão do trabalho, em que os artesãos se tornaram  trabalhadores assalariados, o que, futuramente, levaria ao desenvolvimento inicial  da Revolução Industrial, a partir da Inglaterra

  • último paragrafo da pagina 151

Perguntas interessantes