Foi na Alemanha da segunda metade do século XIX que a Psicologia emergiu como uma disciplina específica. Atribui-se a Wundt o título de fundador da psicologia como ciência experimental. Analise as afirmativas a seguir: I. Wundt criou o primeiro laboratório de Psicologia, em 1879, estruturando e normatizando a Psicologia. II. A Psicologia deixa de ser o estudo da alma, da mente e passa a ser o estudo da consciência ou dos fatos conscientes. III. Wundt queria apenas compreender a relação entre os universos mental e material através da descrição científica dos fenômenos. IV. Wundt criou o método de observação da experiência consciente denominado introspecção, isto é, a autoanálise da mente com a finalidade de examinar os pensamentos e sentimentos individuais, um autoexame do estado mental. Estão corretas as afirmativas: Alternativas: a) I e II apenas. b) II e IV apenas. c) I, II e III apenas. d) I, III e IV apenas. e) I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Wundt e a Criação do Primeiro Laboratório de Psicologia na Alemanha:
Estão corretas as afirmativas: e) I, II, III e IV.
A fundação do Laboratório de Psicologia Experimental faz parte dos esforços de Wundt para dar continuidade ao programa de pesquisa que ele tinha iniciado em Heidelberg e consolidar seu projeto de uma psicologia científica livre de especulações metafísicas a priori. Foi a partir do segundo semestre de 1879, que alguns estudantes começaram a realizar ali seus primeiros experimentos.
A abrangência das investigações realizadas no laboratório pode ser facilmente apreendida, se levarmos em conta suas principais áreas de pesquisa: a introspecção como ato identificador da intensidade das sensações: táteis, sonoras, sensações de luz, gustação,olfação, percepções espaciais, curso das representações, estética experimental, processos atencionais, sentimentos e afetos, processos de associação memória, etc.
Wundt definiu a Psicologia como ciência da experiência imediata, contrapondo a concepção de Psicologia comum em sua época, que tratava a mente como se fosse uma substância ou entidade, seja espiritual ou material.
De acordo com Wundt, não há uma diferença essencial de natureza entre o mundo interno e o externo, uma vez que a experiência é um todo organizado que abrange ambos, mas apenas uma diferença na maneira de abordá-los. Por isso, a relação entre a Psicologia e as Ciências da Natureza deve ser de complementaridade.
A psicologia é uma das disciplinas científicas que se ocupam de uma parte da experiência, a experiência imediata e serve de complemento às ciências da natureza, que se ocupam da experiência mediata.
Bons estudos!