Foi meio sem querer que o bacteriologista escocês Alexander Fleming (1881-1955) descobriu, em 1928, a penicilina, o primeiro antibiótico da história. Ao voltar de férias, ele notou que um tipo de fungo, o Penicillium chrysogenum, havia invadido seu laboratório e, curiosamente, inibido o crescimento de bactérias cultivadas ali. Esse caso fortuito viria salvar milhões de vidas de infecções antes letais.
De modo bastante resumido, podem-se citar três maneiras como os antibióticos agem:
• Abalando ou mesmo destruindo a parede celular bacteriana, inviabilizando a vida e a reprodução;
• Impedindo a produção de proteínas por parte das bactérias por afetar as organelas celulares produtoras, os ribossomos;
• Alterando o código genético bacteriano, o que acaba bagunçando todo o metabolismo, levando à morte.
Uma vez que os vírus são seres acelulares que utilizam obrigatoriamente os mecanismos de reprodução celular de outro organismo para fazer cópias de si, aponte a causa para o fato de os antibióticos não funcionarem no combate às viroses.
A
Os antibióticos não agem nos vírus, pois estes não possuem código genético.
B
A reprodução viral é tão rápida e intensa que não dá tempo de os antibióticos agirem.
C
O vírus não é afetado, uma vez que os antibióticos interferem em determinadas transformações químicas do metabolismo que o vírus não apresenta.
D
Os vírus são formados por compostos químicos não encontrados em qualquer outro ser vivo, portanto não havendo como os antibióticos funcionarem.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
C
Explicação:
Perguntas interessantes