[...] foi fundada a “Frente Revolucionária Africana para a Independência Nacional das Colônias Portuguesas” em março de 1960. [...]
No ano seguinte, no Marrocos, o grupo voltaria a se reunir para a “Conferência das Organizações Nacionalistas das Colônias Portuguesas” que substituiria a organização anterior.
Esta instituição tinha como objetivo reunir os diferentes líderes pela independência dos territórios portugueses africanos e coordenar estratégias para obter a emancipação de forma pacífica. Igualmente, queriam chamar a atenção da opinião pública internacional para a situação da África portuguesa. [...]
Soluções para a tarefa
O intuito da “Conferência das Organizações Nacionalistas das Colônias Portuguesas” era de tornar algumas colônias africanas sob domínio de Portugal independentes.
Fim do Império Português Africano
A África deixou de ser efetivamente colônia de Portugal após o episódio denominado de Revolução dos Cravos. Trata-se de uma revolução portuguesa que colocou fim na ditadura do país e como consequência gerou o reconhecimento de ex-colônias como Moçambique, Guiné, Angola por exemplo.
O reconhecimento da independência das colônias africana coincidiu com o pós guerra e a Guerra Fria. Isso fez com que EUA e União Soviética disputassem sua influência econômica, chegando a disputar a Argélia e Congo.
Para maiores informações sobre movimentos de resistência, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/14528541
Bons estudos!