Foi feita uma pesquisa com 450 adultos residentes da área rural, verificando que 36 adultos estavam desempregados. Estime, com 95% de confiança, a verdadeira proporção de adultos desempregados nessa região.
Soluções para a tarefa
Resposta:
e isto interfere no fenômeno que desejamos investigar. Consiste em dividir a população em grupos (estratos) de tal forma que, dentro de cada estrato, os elementos sejam semelhantes e as diferenças ocorram entre os grupos.
Amostra Aleatória por Conglomerados
Este tipo de amostragem também trabalha com grupos, mas, ao contrário da estratificada, aqui os grupos já estão naturalmente formados, não por afinidade, mas por proximidade física. Dentro de cada grupo (conglomerado), podemos encontrar as mesmas diferenças que encontraríamos na população como um todo. A técnica consiste em sortear alguns grupos e, dentro deles, sortear alguns elementos para participar da pesquisa ou até mesmo investigar todos os elementos do grupo.
Amostragem Não Probabilística
É o termo utilizado para designar todas as técnicas de seleção amostral que não envolvem mecanismos aleatórios, ou sorteios. Estas amostragens são extremamente comuns em pesquisas de opinião. Podemos citar algumas técnicas não probabilísticas.
Amostra por Conveniência ou Acidental
O pesquisador escolhe, de acordo com a sua conveniência, os elementos que serão investigados. Normalmente, a decisão do pesquisador fundamenta-se em um conhecimento profundo que ele tenha da população, de tal forma que ele possa definir quais elementos representam melhor esta população.
Amostra por Cotas
Tem como objetivo obter uma amostra que tenha características similares às da população. Para fazer isto, o pesquisador deve ter um bom conhecimento sobre a distribuição da população com relação a algumas características que podem interferir no seu estudo, por exemplo, qual o percentual da população com determinada faixa etária ou de determinada classe social..
Amostra de Voluntários
Os elementos da população são informados sobre a realização da pesquisa e decidem fazer parte ou não do estudo. Na área da saúde este tipo de amostragem é muito utilizado, principalmente para testes de medicações ou de vacinas.
Estimação
Primeiro precisamos entender dois conceitos:
PARÂMETRO: Medida que caracteriza uma população (ex: média, desvio-padrão, proporção de elementos com uma característica, ...).
ESTATÍSTICA OU ESTIMADOR: Medida que caracteriza uma amostra (ex: média, desvio-padrão, proporção de elementos com uma característica, ...).
Intervalo de Confiança: Consiste em construir um intervalo em torno da estimativa por ponto, usando uma margem de erro. \udbc0\udc4a
Conceitos Associados
Nível de Confiança (1-\u3b1)
É a probabilidade de que o intervalo realmente contenha o valor do parâmetro. Deve ser fixado pelo pesquisador. Os valores que são usados com maior frequência são 90%, 95% e 99%.
Nível de Significância (\u3b1)
É o complementar do nível de confiança, correspondendo a probabilidade de erro ao se fazer uma estimação.
Explicação: