Foi desenvolvido, por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) uma maquina chamada de fracionador celular automático, que teve início a 7 anos atrás e agora foi concluído. A maquina permite fracionar o tecido e proporcionar a contagem das células cerebrais.
Criada por eles próprios, essa técnica vem permitindo conhecer com mais precisão algo que já se imaginava sabido: quantos neurônios existem no cérebro e nos outros órgãos do encéfalo, que ficam abrigados no crânio?
Hoje se sabe, em parte graças ao trabalho do grupo do Rio, que há 86 bilhões de neurônios no cérebro humano, e não os 100 bilhões de que se falava anos atrás. Também se pode afirmar com mais segurança que esses neurônios estão acompanhados de 85 bilhões de células da glia, o outro tipo de célula que compõe o cérebro. Um número bem inferior ao trilhão anunciado antes. O primeiro dogma discutido no artigo é o de que o cérebro humano e o restante do encéfalo têm, juntos, 100 bilhões de neurônios. Conhecido até por quem não é especialista, esse número circula em artigos científicos e livros didáticos há quase 30 anos. Não são apenas detalhes, verificar com mais exatidão quantas são e onde estão as células cerebrais é importante para compreender como o cérebro funciona e tentar conhecer as estratégias adotadas pela natureza para construir um órgão tão complexo que, no caso humano, permitiu surgir a mente autoconsciente. Também pode ajudar a identificar características que distinguem um cérebro normal de outro doente.
Baseado nas informações apresentadas no texto e seus conhecimentos em fisiologia neural, assinale a alternativa correta e justifique:
A) os neurônios citados ao longo do texto, são as células exclusivamente do sistema nervoso central e apresentam a função de condução dos impulsos elétrico de uma célula a outra
B) as células da glia são células inicialmente conhecidas como células de sustentação, mas já se sabe que elas também são responsáveis pela nutrição e defender o sistema nervoso de microrganismos
C) os neurônios citados ao longo do texto, são as células do sistema nervoso e apresentam a função de condução dos impulsos elétrico de uma célula a outra
D) as alternativas a e b estão corretas
E) as alternativas b e c estão corretas
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
E) B e C
Explicação:
As células da glia estão presentes no SNC, e algumas de suas funções é a nutrição dos neurônios e apoiar. O neurônios realizam um impulso para a liberação de informação de um para o outro.
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Biologia,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Artes,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás