História, perguntado por suzanasempel, 1 ano atrás

“Foi de imensa relevância para a história da arte que tão grande autoridade [o Papa Gregório Magno] se tenha colocado a favor da pintura. Suas palavras seriam citadas à exaustão sempre que o uso das imagens nas igrejas fosse atacado. De todo modo, o tipo de arte então admitido era de um tipo restrito. Para que a sugestão de Gregório fosse plenamente atendida, a história tinha de ser contada com a maior clareza e simplicidade possíveis e tudo o que fosse capaz de distrair a atenção desse objetivo central e sagrado devia ser omitido. A princípio, os artistas continuaram lançando mão dos métodos narrativos desenvolvidos pela arte romana, mas pouco a pouco foram se concentrando cada vez mais no estritamente essencial.“ (GOMBRICH, Ernst H. A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 2013. p.105).



Sabemos que a arte medieval favoreceu o uso de imagens religiosas com o intuito de reforçar nos fiéis os preceitos da fé cristã que eram propagados nos sermões e cultos por meio da oratória. O texto de Gombrich informa que havia uma preocupação com o uso das imagens associadas ao conteúdo religioso e que o Papa Gregório reforça que a mensagem fosse transmitida com simplicidade e clareza.

Podemos concluir portanto que para a arte bizantina isso favoreceu o desenvolvimento (assinale a alternativa correta):

Escolha uma:
a.
de gigantescos painéis em relevos que ficavam nas praças públicas.

b.
da redução dos volumes dos corpos e roupas e da criação de fundos lisos (dourados ou azuis).

c.
da riqueza dos elementos greco-romanas (como o claro e escuro) que continuaram sendo copiados.

d.
dos vitrais coloridos que ocupavam quase todas as paredes das catedrais.

e.
da reprodução de cópias de esculturas dos deuses greco-romanos dentro das basílicas.

Soluções para a tarefa

Respondido por vivismartins1owhj3w
62
A resposta correta é:

da redução dos volumes dos corpos e roupas e da criação de fundos lisos (dourados ou azuis).

Respondido por Danas
10

A arte bizantina é uma arte que remete ao divino, como diminuição dos corpos e com fundos claros, com tons dourados e azuis, cores frias e amenas (alternativa B).

A arte bizantina nas igrejas

A arte no estilo bizantino frequentemente, se não sempre, representava pinturas de cunho cristão, sendo uma imagem retratada na bíblia ou descrita por outros religiosos.

É por isso é um tipo de arte comum das igrejas, não é uma arte comum no mundo, não é tão representada em quadros, roupas e outras formas de expressão.

Venha estudar mais sobre a arte bizantina em:

https://brainly.com.br/tarefa/40535453

Anexos:
Perguntas interessantes