Biologia, perguntado por mirellysalvino, 1 ano atrás

"Foi Aristóteles quem classificou as ESPONJAS como plantas,na Grécia Antiga ,mais ou menos em 350 a.C.Nessa época,também começou a utilização de uma espécie de ESPONJA para esfregar a pele durante o banjo,método usado até hoje,mesmo com a industrialização de ESPONJAS artificiais.A classificação no reino animal sò se deu no século XVIII,depois dos PORÍFEROS terem sua fisiologia estudada e reconhecida como sendo a de um animal.[...]"

Sobre algumas características escontradas nesse grupo animal,marque C para as alternativas corretas e I para as incorretas.e reescreva as frases incorretas corrigindo-as.

A) ( ) O nome do grupo,poríferos,está relacionado com o grande número de poros existentes no corpo desses animais.
B) ( ) As esponjas são animais complexos ,com esqueleto formado por espículas silicosas .
C) ( ) Esponjas do mar são animais que não apresentam tecidos verdadeiros ,de organização simples e com espículas silicosas.
D) ( ) Os poríferos dependem da àgua para se nutrir,uma vez que filtram dela pequenas partículas orgânicas que servem de alimento.
E) ( ) As esponjas são capazes de nadar livremente em determinadas épocas do ano ,em busca de parceiros para se reproduzir.

Soluções para a tarefa

Respondido por nathaliaabarbos
41
Olá!

A - Verdadeira
B - Falsa, pois as esponjas são os animais mais simples, onde seu nível de organização vai apenas até o tecido.
C - Verdadeira 
D - Verdadeira
E - Falsa, pois elas só nadam livremente na fase larval, quando adultos são sésseis (fixos) e elas se reproduzem por brotamento ou liberação de gametas na água. 

Se ficou com alguma dúvida deixe nos comentários. Espero ter ajudado :)

mirellysalvino: explique como ocorre o processo reprodutivo nos poríferos :
mirellysalvino: Que características desse grupo facilita a regeberacao ?
mirellysalvino: me ajuda por favor
mirellysalvino: por favor
nathaliaabarbos: O processo reprodutivo nos poríferos pode ocorrer de duas maneiras. Assexuada e Sexuada. Assexuada - brotamento, as esponjas são capazes de dividirem células e formarem em suas laterais do corpo, estruturas chamadas de brotos. Em condições favoráveis, esses brotos se desprendem do corpo, caem no substrato, se desenvolvem, e formam uma nova esponja, geneticamente igual à esponja que a originou.
mirellysalvino: obrigado
nathaliaabarbos: Sexuada - a mesma esponja libera na água, por uma estrutura chamada ósculo, vários gametas masculinos e femininos, e na água ocorre a fecundação.
nathaliaabarbos: Se precisar de mais alguma coisa, é só pedir :)
mirellysalvino: ok obrigado
Perguntas interessantes