Pedagogia, perguntado por stephanysuzanneg, 1 ano atrás

foi aplicado uma atividade em grupo porem um aluno se recusa a fazer em grupo você como docente como resolver a situação?​

Soluções para a tarefa

Respondido por fernandadalet7
1

Todos sabem que quando o professor fala que o trabalho é em grupo nisto todo mundo já sabe que todos têm que colaborar um tem que colaborar com material o outro de cobra no progresso D'Ajuda Como vamos fazer

Explicação:

e a explicação se o seu colega não quer te ajudar a fazer esse trabalho em grupo simples você chega para sua professora fala quem fez e quem não fez e ela vai ver quem merece ponto e quem não merece

Respondido por MarlonW
3

Olá. Sou aluno, mas talvez consiga responder.

Às vezes, eles não querem fazer trabalho em grupo com ninguém, ou apenas com algum grupo de colegas.

Se eles não querem fazer trabalho com ninguém, querem estar sempre sozinhos, talvez ele consiga se concentrar melhor, focar mais no assunto, depende da matéria também.

Ou pode ser que ele sofra bullying de quase toda a turma, ou apenas de alguns, mas os outros não o ajudam. E mesmo que ajudem pode ser que ele não se sinta confortável em se juntar com os outros, por trauma, por medo, ou apenas porque não quer.

Talvez o aluno não goste de alguém da sala, mesmo que não sofra bullying dele ou deles, e não queira fazer em grupo com eles apenas pelo fato de não ser muito próximo. A maioria dos alunos preferem fazer trabalho com os seus amigos mais próximos, por isso montam sempre os mesmos grupos, e odeiam quando os professores escolhem os grupos.

O problema é quando realmente precisa ser em grupo, por exemplo: apresentação de trabalho para toda a turma. Seria muito conteúdo para uma pessoa só, então por isso temos que incentivá-los a se unirem mais. Temos que ficar atentos se algum aluno sofre bullying, com quem ele mais conversa. Seria bom deixarmos os amigos juntos quando nós, professores, montarmos o grupo.

Entretanto, não podemos nos esquecer que de vez em quando, temos que escolher pessoas que quase nunca conversam, para ir ao mesmo grupo. Os alunos podem não gostar e não querer fazer a atividade, mas antes de escolhermos os grupos temos que conversar e explicar para eles a importância de fazer novas amizades, do trabalho em equipe. Porque quando eles chegarem no mercado de trabalho, vão ter uma equipe que nunca viram na vida, e terão que trabalhar com eles todos os dias. E também falar pros alunos que, caso aconteça algum maltrato dos colegas para com eles, eles devem procurar alguém para conversar. Ou professores, ou diretores, mas preferencialmente uma pessoa próxima a quem eles confiam.

Uma solução seria sugerir para a escola a criação de eventos que ajudem os alunos a se aproximarem mais uns dos outros, fortalecer a criação de novas amizades. Sempre tem aqueles que não vão gostar, mas não custa tentar.

Perguntas interessantes