Português, perguntado por ndiaztillard, 10 meses atrás

(FMZ/AP – SEAD/AP – 2010 - adaptado) O exercício diário da meditação limpa as impurezas impregnadas em nossa mente, como medo, raiva, ansiedade e culpa. Classificadas na Ayurveda (a tradicional medicina indiana) como mais perigosas toxinas que existem, essas emoções negativas nos desequilibram e quando se transformam em hormônios de estresse, causam envelhecimento precoce. Portanto, ao meditar, praticamos um exercício de rejuvenescimento - ao mesmo tempo em que aumentamos a produtividade, a criatividade, a concentração e a inteligência. Mais: a mente apaziguada auxilia na prevenção de doenças e acelera a recuperação física. E ainda é a melhor ferramenta para o autoconhecimento, o autodesenvolvimento e a realização espontânea dos desejos.

Agora, vamos à ação: coluna ereta solas dos pés firmes apoiadas no chão, feche os olhos e coloque atenção na respiração. Observe o ar entrando e saindo dos pulmões. E só. Em inglês, o estado meditativo é definido "restful alertness", que pode ser traduzido como "estado de alerta relaxado".

Não é uma delícia? Pratique hoje por 5 minutos, e amanhã, e depois e, gradativamente, vá aumentando esse tempo. O ideal é chegar a meia hora diária. Melhor ainda se conseguir meditar ao amanhecer e no fim do dia. Mas se entre o ideal e o possível a distância é grande, não se incomode. Faça o que der para a sua realidade. Você verá que nesse processo, a cada dia, fica mais fácil viver. Simples assim. Fonte: Márcia de Luca, Revista Gol, nº 85, abril/2009, p.110.



Analisando a forma de organização do texto, podemos dizer que ele se estrutura predominantemente por meio de sequências linguístico-textuais, denominadas de:

Escolha uma:
a. descrição e argumentação.
b. exposição e injunção.
c. narração e descrição.
d. argumentação e narração.
e. conversa e argumentação.

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
6

O texto se estrutura predominantemente por meio de sequências linguístico-textuais denominadas de:

exposição e injunção.

Alternativa B.

O texto tem características da exposição, na medida em que apresenta um conceito, no caso, da meditação. Além da definição, o texto traz informações e descrições de como funciona esse exercício para "limpar as impurezas" da mente e do corpo.

Também há características da injunção no texto, visto que traz instruções para o leitor de como praticar tal exercício, assemelhando-se a uma receita ou a um manual de instruções.

Perguntas interessantes