fluxos financeiros características
Soluções para a tarefa
Explicação:
Sabe se que o fluxo de caixa financeiro é a previsão de entradas e saídas de recursos monetários, por um determinado período de uma empresa. Essa previsão deve ser feita com base nos dados levantados nas projeções econômico-financeiras atuais da empresa.
Na verdade, o fluxo de caixa representa uma evolução de saldos, seja ele positivo, seja negativo. Portanto, a sensibilidade do financeiro aos fatores que influenciam no fluxo de entradas e saídas de recursos, precisa ser especialmente aguda e perceptiva. O propósito de uma previsão de caixa é minimizar o inesperado, o que leva à importância de se ter um ativo disponível extra para cobrir as variações entre as necessidades monetárias previstas e as reais.
Quanto maior racionalidade na previsão dos fundos, menores as chances de erro. Por outro lado, a incerteza no fluxo de caixa é inerente às operações empresarias. Todavia, podem-se tomar medidas para reduzir as amplas flutuações (“picos” e “vales”) no fluxo de caixa. Por exemplo, para períodos sazonalmente fracos em termos de receitas, deve-se montar estratégias anti-ciclo (promoção, produtos e/ou serviços complementares, etc.). Ou diminuir as concentrações de pagamento em períodos sobrecarregados de saídas de recursos.
Lembrando, o fluxo de caixa não está sujeito a interpretações: reflete o desempenho real da empresa, ou seja, o dinheiro entrou ou não, saiu ou não. Portanto, um planejamento cuidadoso promove uma melhor utilização dos recursos financeiros, prevendo não só um eventual déficit, como também um possível superávit. Quando apresentar déficit isso pode significar o corte ou cancelamento de determinados projetos, a necessidade de empréstimo de capital de giro, ou mesmo a possibilidade de renegociação dos pagamentos. Em caso de superávit, o planejamento permite um emprego mais lucrativo do mesmo.
O fluxo de caixa nunca pode estar negativo. Em outras palavras, se o saldo final for positivo, isso significa que a empresa está conseguindo gerar recursos para financiar o seu capital de giro e, a partir de determinado ponto, acumulando capital novo. Ao contrário, o fluxo de caixa negativo significa que a empresa está se descapitalizado, sob o eventual risco de insolvência. As mais novas correntes afirmam que a capacidade de uma empresa realizar seu ativo circulante mais rápido do que seu passivo circulante, de tal forma que o seu saldo de caixa nunca fique negativo, é fundamental na continuidade do negócio. Daí a importância da necessidade de capital de giro ser suprida pelo próprio negócio.