Fluxo de caixa projetado é a demonstração das entradas e saídas de caixa da empresa previstas para períodos futuros. O demonstrativo de fluxo de caixa (DFC) projetado, ou orçamento de caixa, é um instrumento do planejamento financeiro que está entre as mais importantes ferramentas de gestão financeira e empresarial. Um gestor de negócios que, por qualquer motivo, não utiliza essa ferramenta em sua empresa está fadado a levá-la ao insucesso. A seguir, marque a alternativa que responda corretamente à pergunta: o que não pode faltar na elaboração de um fluxo de caixa projetado?
a)
Intervalo de tempo, plano de contas, saldo inicial, entradas, saídas e saldo final, “colunas” previsto e realizado.
b)
Receitas e despesas, ativo circulante e passivo circulante, patrimônio líquido, ativo imobilizado.
c)
Ativo imobilizado, passivo não circulante, patrimônio líquido, “colunas” previsto e realizado.
d)
Caixa, contas a pagar, contas a receber, empréstimos a pagar, lucro líquido.
e)
Vendas, custos, lucro tributável, impostos, dividendos, lucro líquido, ativo imobilizado.
Soluções para a tarefa
Resposta: luxo de caixa projetado é a demonstração das entradas e saídas de caixa da empresa previstas para períodos futuros. O demonstrativo de fluxo de caixa (DFC) projetado, ou orçamento de caixa, é um instrumento do planejamento financeiro que está entre as mais importantes ferramentas de gestão financeira e empresarial. Um gestor de negócios que, por qualquer motivo, não utiliza essa ferramenta em sua empresa está fadado a levá-la ao insucesso. A seguir, marque a alternativa que responda corretamente à pergunta: o que não pode faltar na elaboração de um fluxo de caixa projetado?
a)
Explicação:
Resposta:
Resposta Correta letra a
Intervalo de tempo, plano de contas, saldo inicial, entradas, saídas e saldo final, “colunas” previsto e realizado.
Explicação:
Os principais elementos essenciais na elaboração de fluxo de caixa projetado são: intervalo de tempo (definir o melhor intervalo de tempo), plano de contas (quanto mais detalhado, melhor), saldo inicial, entradas, saídas e saldo final (identificar os valores a serem apresentados no fluxo), “colunas” previsto e realizado (comparativo entre o planejado e o realizado). O objetivo do fluxo de caixa projetado não está simplesmente em planilhar as entradas e saídas de caixa, mas (e principalmente) em contribuir para o exercício do planejamento de caixa, isto é, definir antecipadamente e traçar um plano a fim de alcançar o que se planejou. O planejamento do fluxo de caixa propõe a ação de medidas preventivas. Portanto, as opções relativas às contas do balanço patrimonial e ao demonstrativo de resultado do exercício não fazem parte da elaboração do fluxo de caixa projetado.
B