"Floriano suscitou grande entusiasmo cívico, o jacobinismo, mas também o seu contrário. Em 1892, começou a reação de republicanos descontentes, em São Paulo, Minas Gerais e no Mato Grosso, onde surgiu uma efêmera República Transatlântica. [...] Em fevereiro de 1893, Silveira Martins [...] incendiou o país com a revolta 'Federalista'." ALONSO, Angela. Arrivistas e decadentes: o debate politico-intelectual Brasileiro na primeira década republicana. Novos Estudos - Cebrap, São Paulo, n. 85, p. 143-144. Adaptado. O texto deixa explícito duas correntes do republicanismo da primeira década deste regime. Assinale a alternativa que as identifica.
A Jacobinos florianistas e elites federalistas.
B Intelectuais e republicanos monarquistas.
C Florianistas e Deodoristas.
D Ruralistas e industriais.
E Radicais e moderados.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A alternativa correta é a letra E Radicais e moderados.
No período do Republicanismo da primeira década deste regime haviam duas correntes que dividiam as pessoas: os radicais e os moderados. Os radicais defendiam um território de federações, dando uma autonomia maior às províncias, sendo que defendiam uma instauração republicana.
Os moderados são aqueles defendiam o poder conservador da monarquia centralizada, associada a um poder legislativo que tivesse o papel de representar a maioria.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Português,
6 meses atrás
Pedagogia,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás