FLEXÕES DO VERBO:
1- A luta pela democracia foi o principal tema da vida política brasileira na década de 1980. De que modo o charge dialoga com ele?
2- Embora produzida nos anos 1980 em um contexto específico, essa charge tem sido bastante reproduzida em momentos diferentes da vida brasileira. O que justifica isso?
3- Observe as expressões faciais e corporais de cada personagem. Como elas refletem as falas?
4- A oração "Queremos o poder!" tem dois sentidos na charge. explique-os.
5- Que efeito é obtido pelo recurso de iniciar e finalizar a charge com o mesmo balão de fala?
Soluções para a tarefa
1. Ao mostrar vários personagens "conjugando" o verbo poder, a charge demonstra um desejo coletivo de exercer o poder, ou seja, o poder exercido por todos os cidadãos, que é o que caracteriza a democracia. É desse modo que a charge dialoga com a vida política da década de 80, quando o Brasil tinha acabado de sair da Ditadura Militar e lutava pela democracia.
2. Como na charge não há nenhuma referência exata ao momento da história brasileira em que ela foi feita, ela abre possibilidades de uso, podendo falar da luta por mudanças em outras situações.
3. O personagem que fala "tu podes" está olhando diretamente para nós, o leitor. O personagem que fala "nós podemos" está olhando para o colega anterior, sugerindo cumplicidade.
Então, as expressões faciais e corporais indicam a quem se referem cada pronome na fala do personagem.
4. "Queremos o poder" pode se referir à luta pela democracia, a luta para tomar de volta o poder do governo que estava nas mãos dos militares. E também pode se referir à capacidade de agir, de decidir.
5. A charge termina como começa, com a frase "eu posso". Assim, ela passa a ideia de continuidade, de persistência. É preciso lutar sempre pela democracia, pelo direito de decidir nosso presente e futuro.