Flexão e flambagem É comum, mesmo entre profissionais de arquitetura, ocorrer por descuido ou imprecisão conceitual uma confusão entre esses dois fenômenos, flexão e flambagem. Entretanto devemos estar atentos às diferenças entre eles, pois a concepção do sistema estrutural de um edifício deve responder de maneira adequada, seja na forma, seja no dimensionamento, a esses distintos fenômenos. A flexão Uma viga biapoiada, que recebe um carregamento transversal a seu eixo longitudinal, sofre um fenômeno denominado flexão. A flexão decorre das ações da força transversal e das forças de reação, geradas nos dois apoios. O efeito mais visível desse fenômeno é a tendência ao arqueamento da viga, na direção da ação da força transversal. Entretanto no interior da viga ocorrem também outros fatos menos visíveis. As forças que agem no interior do material estrutural são denominadas tensões e elas são geradas pelas forças externas que atuam sobre a superfície da peça estrutural. A flexão se caracteriza por envolver um conjunto de cinco tensões: compressão, tração, momento fletor, cisalhamento horizontal e cisalhamento vertical. A verificação das tensões atuantes na viga fica mais fácil quando ela é observada sob efeito das deformações a que a flexão a sujeita. Ocorre compressão na parte superior e tração na parte inferior; ocorrem também cisalhamento (ou tensão cortante) horizontal e cisalhamento vertical e ainda o momento fletor. A compressão tende a encurtar a peça ao longo do eixo de sua atuação; assim a parte superior da viga fica mais curta do que na situação em repouso. A tração tende a alongar a peça ao longo do eixo de sua a atuação; assim a parte inferior da viga fica mais longa do que na situação em repouso. O cisalhamento horizontal tende a separar a viga em diversas camadas horizontais, que deslizam umas sobre as outras. O cisalhamento vertical tende a separar a viga em diversas secções verticais, que deslizam umas em relação às outras. O momento fletor é um movimento de giro que causa uma flecha, ou
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Oi!
Sobre o momento fletor, podemos compreender que se trata de um esforço mediante o qual uma viga tende a curvar. Quando se é colocado um peso é disposto no centro de um plano com proporções relevantes, compreendemos que esse fatos tende a forçar que ocorra rotação, que resultará numa curvatura modificada no centro do plano.
Esse acontecimento provocará esforços de tração do plano no tocante as suas fibras externas, ao passo que causará compressão nas fibras internas.
Perguntas interessantes
Geografia,
8 meses atrás
Filosofia,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Informática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás