Flávia é dona de uma fábrica de calçados e está enfrentando um sério problema: o número de produtos defeituosos está impactando severamente em seus resultados. Flávia percebe que, muitas vezes, mesmo percebendo o defeito de algumas peças, os funcionários não relatam o problema, e permitem que a produção siga, empregando ainda mais trabalho e materiais sobre aqueles produtos com defeito.
Percebendo tal problema, Flávia deseja realizar um treinamento com seus funcionários, com o objetivo de melhorar tanto suas capacidades técnicas específicas (evitando a produção de peças defeituosas), como também promover uma mudança de comportamentos e atitudes (para que se preocupem com o negócio, estando atentos e sinalizando qualquer problema que aconteça).
Flávia sabe o que precisa ser feito, mas não sabe bem como fazer. Procura métodos de treinamento adicionais, voltados à mudança de comportamento, para que sejam realizados em conjunto com os treinamentos convencionais, voltados à capacitação técnica dos funcionários.
Além disso, deseja conhecer as etapas que estes treinamentos devem conter, para que possam desenvolver os funcionários de forma mais completa. Sabendo de seus conhecimentos sobre aprendizagem vivencial, ela pede sua ajuda, para que você a oriente na formação de um programa de treinamento.
Com base em seus conhecimentos sobre o ciclo de aprendizagem vivencial, oriente Flávia sobre as possibilidades da aplicação do método vivencial de aprendizagem, sinalizando as etapas fundamentais que este método deve conter, fazendo uma breve explanação sobre cada uma. E, como conclusão, aponte os principais benefícios que Flávia pode obter através da aplicação do método.
Soluções para a tarefa
Resposta:
responsabilidade social e ambiental
Resposta:
Recomendo à Flávia que aplique o método da aprendizagem vivencial, através do emprego da técnica dos jogos de empresas, simulando um ambiente semelhante ao cotidiano, mas inserindo os funcionários na figura de gestores da operação, sendo responsáveis pelos resultados dela, devendo decidir e agir sob diversos aspectos.
O objetivo será conduzir os funcionários a experimentarem determinadas situações, analisando-as criticamente, percebendo os resultados de suas ações e buscando soluções para os desafios propostos.
No cenário simulado, poderá ser reproduzida a situação atual da empresa de Flávia, em que os resultados estão sendo impactados pela produção defeituosa. Assim, os participantes do jogo deverão analisar os motivos e propor mudanças que revertam a situação.
O programa deve contemplar as cinco fases do ciclo de aprendizagem vivencial, que são:
• Vivência: o jogo em si, quando as atividades propostas serão desempenhadas.
• Relato: momento destinado ao compartilhamento de sentimentos, reações e emoções decorrentes da experiência vivida.
• Processamento: ocasião em que os participantes analisarão o que aconteceu durante o jogo, avaliando sua participação e os resultados obtidos.
• Generalização: momento em que o jogo é a realidade, avaliando como os resultados obtidos na simulação podem ser aplicados na realidade da empresa.
• Aplicação: corresponde ao fechamento do ciclo, permitindo a aplicação do que foi experimentado no jogo, quando os participantes traçam metas e objetivos, comprometendo-se com a mudança.
Importante reforçar que o aprendizado efetivo depende da aplicação completa do ciclo da aprendizagem, que só se fecha quando essas cinco fases são atendidas. Como benefícios do programa, Flávia terá funcionários mais qualificados tecnicamente, o reforço da interação entre os colaboradores e a percepção da importância do trabalho em equipe, bem como a mudança de comportamento deles, que se sentirão mais comprometidos com o negócio, a partir da experiência vivida.
Além disso, aspectos como liderança, organização, planejamento, comunicação e administração de conflitos poderão ser aflorados, trazendo ainda mais benefícios à empresa e sua equipe.
Explicação: