Física
21) Qual o processo que acontece nas estufas de cultivo de plantas, frutas e verduras?
22) Quem mais sofre em períodos prolongados de intervenções térmicas?
23) Como é formada uma garrafa térmica? O que acontece para conservar os líquidos quentes ou frios?
24) Quando se deixa um automóvel fechado em um dia muito quente por algum tempo, ao entrar nele, depois de algum tempo, sentimos um intenso abafamento. Por que isso acontece?
25) Um grupo de amigos compra cubos de gelo para um churrasco em um dia de calor. Como os cubos chegam com algumas horas de antecedência, alguém sugere que sejam envolvidos em um grosso cobertor de lã para evitar que derretam demais. Essa sugestão faz sentido, explique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
I_ Qual o processo que acontece nas estufas de cultivo de plantas, frutas e verduras?
R=Hidroponia
II_Quem mais sofre em períodos prolongados de intervenções térmicas?
R=Pessoas que tem doenças como:asma,enfisema pulmonar,bronquite
III_Como é formada uma garrafa térmica? O que acontece para conservar os líquidos quentes ou frios?
R= garrafa térmica é constituída por duas camadas, como se uma garrafa estivesse dentro da outra e ambas utilizassem o mesmo gargalo. ... Caso houvesse contato do ar com o líquido quente ou frio de dentro da garrafa, o movimento do ar faria com que ocorresse a convecção.
IV_Quando se deixa um automóvel fechado em um dia muito quente por algum tempo, ao entrar nele, depois de algum tempo, sentimos um intenso abafamento. Por que isso acontece?
R=o raio solar atinge o vidro do carro, esse calor penetra na parte interior, sem nenhum meio de circular o ar, o interior fica quente e abafado. Ar quente que aproveita a porta aberta para sair.
V_Um grupo de amigos compra cubos de gelo para um churrasco em um dia de calor. Como os cubos chegam com algumas horas de antecedência, alguém sugere que sejam envolvidos em um grosso cobertor de lã para evitar que derretam demais. Essa sugestão faz sentido, explique.
R=Sim, a lã é um isolante térmico porque ela possui uma baixa condutividade térmica, isto é, não é eficiente na condução do calor assim também como o vidro, madeira, entre outros !
Explicação:
I_Existem vários processos no desenvolvimento das estufas de cultivo, porém uma das que vêm ganhando destaque é a hidroponia, quando as plantas não crescem fixadas ao solo, e sim na água. Neste caso, os nutrientes que elas necessitam para se desenvolver são dissolvidos na água que passa por suas raízes. A hidroponia também pode ser auxiliada pelo uso de outros substratos como: cascalho, areia, vermiculita, perlita, lã de rocha, serragem, casca de árvore, etc., aos quais são adicionados uma solução de nutrientes contendo elementos essenciais para o desenvolvimento da planta.
II_A inversão térmica é um fenômeno atmosférico muito comum nos centros urbanos industrializados. Os poluentes retidos nas camadas da atmosfera próximas à superfície provocam doenças respiratórias e irritações nos olhos.
III_O processo de transferência do calor pode acontecer de três formas diferentes: condução (depende do contato entre o corpo quente com o corpo frio); a irradiação (ocorre em razão da emissão de radiação por alguns corpos e estas têm o poder de aquecer) e por convecção (em razão dos fluídos serem mais densos no frio, eles acabam sendo atraídos pela gravidade). O projeto de uma garrafa térmica usufrui de alguns conceitos físicos para que líquidos colocados lá dentro sejam conservados, mantendo-se quentes ou frios. A primeira condição para evitar transferência de calor é manter as paredes da garrafa separadas e entre elas deve haver vácuo; assim, o processo de transferência por convecção praticamente não ocorre.
IV_Uma estufa é uma "armadilha para prender calor". Os raios infra vermelhos (calor) tem um comportamento similar aos raios luminosos (são da mesma natureza, radiações eletromagneticas, so muda o comprimento de onda). Eles se refletem, refratam ( mudam de direção ao atravessar um corpo translucido) e amortecem. Numa estufa os raios infra vermelhos atravessam as paredes e teto de vidro, e ao se refletirem no interior da mesma perdem energia e não conseguem sair. Esse amortecimento é maior se as cores encontradas no interior da estufa forem escuras. Com isso o calor vai ficando retido dentro da estufa, podendo ficar 10 ou mais graus Celsius mais quente que o ar fora da estufa. Aí está, um carro parado fechado no sol, é uma estufa ! A terra é uma estufa natural, os raios infravermelhos vindos do sol atravessam nossa atmosfera, refletem no solo e muitos não conseguem sair criando uma temperatura mais alta que o espaço em volta. A presença de gases que absorvem radiação como o CO2 na atmosfera aumenta a capacidade amortecedora e a temperatura ( vide "efeito estufa" ) que tanto preocupa os cientistas atualmente.
V_Podemos compreender que a presença do cobertor está amplamente relacionada com a ausência de troca de calor entre o ambiente e o corpo humano. Isso porque uma espécie de bolsa de ar é criada, impedindo assim que o calor seja trocado, mantendo uma temperatura agradável para quem está no interior do cobertor. Faz sentido, porque o cobertor dificulta a troca de calor entre o ambiente e o gelo, retardado o seu derretimento.
ESPERO TER AJUDADO!!!