Fiquei meio assim quando soube que o Dr. X é de São Paulo (capital), afinal, o que será que ele vai pensar da gente aqui da cidade pequena?
A fala de uma coordenadora de equipamento de saúde de cidade do interior paulista às vésperas de receber o novo psiquiatra para integrar sua equipe, em pleno século XXI, revela um conteúdo inconsciente indicativo de uma representação social comum e explica muitas vezes porque o ambiente de trabalho é percebido como ruim e produtor de doença mental.
O assédio moral ao estrangeiro persiste como um bloqueio velado, na impossibilidade de adoção de antigas práticas como incluir na bibliografia obrigatória de concurso público lei municipal disponível apenas na biblioteca da prefeitura, curiosamente com todos os volumes alugados dias antes da prova e retornando apenas na segunda-feira posterior à prova do concurso.
Se hoje a internet, os processos jurídicos contra processos fraudulentos e a lei de improbidade administrativa tornaram mais transparentes os processos seletivos com a obrigatoriedade de concursos públicos, conduzidos de modo aparente e supostamente idôneo, o estrangeiro será muitas vezes muito mal recebido e poderá sofrer medidas restritivas de exclusão social e moral proporcionais ao prestígio social do seu cargo e ao tipo de vínculo empregatício a que estará submetido.
Ao analisar o ambiente do referido equipamento de saúde, o Psicólogo atento às questões que exercem influência sobre os processos de trabalho, deve observar a existência de algumas variáveis importantes. Assinale a alternativa que melhor representa as variáveis observadas:
Escolha uma:
a.
O Psicólogo deve observar a atuação do complexo de inferioridade do interiorano projetado no estrangeiro, a resistência a mudanças por parte da equipe, o medo de sairem de uma zona de conforto e assim perderem privilégios já conquistados.
b.
O Psicólogo deve observar que a arrogância, característica notória no comportamento da pessoa que veio da capital causará uma reação natural de repulsa da equipe de trabalho, o que justifica o estabelecimento de um ambiente ruim, causado pelo estrangeiro.
c.
O Psicólogo deve considerar o desejo inconsciente presente no imaginário da equipe e de parte da população da cidade: devemos morar em outra cidade sempre que possível. O desejo de receber bem o estrangeiro é inato e incondicional para o brasileiro.
d.
O Psicólogo deve sugerir ao profissional cuidar de sua saúde mental, uma vez que sentir-se perseguido é um sintoma típico de vários transtornos mentais importantes, o que acaba por produzir situações constrangedoras envolvendo toda a equipe de trabalho. Incorreto
e.
O Psicólogo deve zelar pelo ambiente e buscar iniciativas de prevenção, promoção e proteção da saúde, como novos meios de bloquear a contratação de pessoas que não residam na cidade em que será realizado o concurso, evitando problemas futuros.
resposta correta corrigida pelo AVA O Psicólogo deve observar a atuação do complexo de inferioridade do interiorano projetado no estrangeiro, a resistência a mudanças por parte da equipe, o medo de sairem de uma zona de conforto e assim perderem privilégios já conquistados..
Soluções para a tarefa
Explicação:
A Brincadeira de maremoto e muito divertido e que realizada com criança a partir dos 5 anos de idade.Nessa brincadeira , as crianças fica uma dentro de um bambolê .Seguindo ao comando do profissional , as crianças sao incentivadas a executar os movimentos de salta a direita ou esquerda .Mas quando a professora fala moremoto , devem sair de seu bambolê e entrar em em outro .A criança que está meio também procurando um bambolê .aquele que fica sem bambolê vai para o centro da roda .
Resposta:
A resposta correta é:
O Psicólogo deve observar a atuação do complexo de inferioridade do interiorano projetado no estrangeiro, a resistência a mudanças por parte da equipe, o medo de saírem de uma zona de conforto e assim perderem privilégios já conquistados..
Explicação:
corrigido pelo AVA