Português, perguntado por pereirawellyson464, 4 meses atrás

Final do livro "Auto da Compadecida"
Ajudem se puder.​

Soluções para a tarefa

Respondido por franciscaassus857
1

Baseado em histórias e tradições do Nordeste o autor conta-nos as aventuras de João Grilo que trabalha em uma padaria. A mulher do Padeiro, que o trai com todo mundo, tem uma cachorrinha doente. Com a intenção de curá-la, João grilo, quer que o Padre lhe dê uma bênção. O Padre duvida se deve ou não abençoá-la por medo do Bispo. João Grilo vai falar com o Padre e lhe diz que quem deseja uma benção para seu cachorro é o Sr. Antonio Morais sabendo que o Padre não ira desapontá-lo, pois é um homem muito rico. Quando Antonio Morais o procura - por que na verdade quer uma benção para o seu filho doente - arma-se a confusão. O Bispo vem tomar satisfações com o Padre. Neste meio tempo a cachorra morre e a mulher do Padeiro decide enterrá-la piedosamente. Para convencer o Padre, o Bispo e o sacristão a fazer o enterro, João Grilo inventa um Testamento deixado pela cachorra para os três e consegue um modo de beneficiar-se também do nobre sentimento e feito do animalzinho. Uma vez dada à partilha, todos reunidos - Padre, Bispo, sacristão, Frade, Padeiro, Mulher do Padeiro, Chicó e João Grilo - são roubados por Severino e por outro Cangaceiro e morrem. Exceto Chicó. Encontram-se, então, todos juntos a espera do Juízo Final.

No Juízo, o Demônio apresenta a Jesus os crimes e misérias de todos, num diálogo cheio de vida. Ficam patentes as motivações e intenções de cada um, assim como suas fraquezas e fragilidades. João Grilo percebendo que todos eles serão justa e fatalmente condenados apela para a misericórdia. É neste momento que a Compadecida entra em cena para interceder por cada uma deles. Há sempre um motivo para justificar as ações de cada um deles, de forma que pela intercessão de Nossa Senhora, todos se salvam.

Somente João Grilo, que faz um trato com Jesus, ganha dele mais uma chance.

Quando Chicó está indo enterrá-lo, João Grilo acorda. Chicó mostrar-lhe o dinheiro que tinha conseguido salvar e

RELACIONADOS

Resumo do Livro Auto da Compadecida

424 palavras | 2 páginas

Resumo do Livro Auto da Compadecida Página Inicial » História Resumo Do Livro o Auto Da Compadecida Cadastre-se para acessar o trabalho completo Enviado por natthall, nov. 2011 | 2 Páginas (390 Palavras) | 42 Consultas | 4.51 12345 (3) | Denunciar | VOCÊ GOSTOU DISTO? DIGA AOS SEUS AMIGOS... Envie Resumo do Livro Auto da Compadecida Ariano Suassuna Baseado em histórias e tradições do Nordeste o autor conta-nos as aventuras de João Grilo que trabalha em uma padaria. A mulher….

EXIBIR MAIS

resumo do livro auto da compadecida

360 palavras | 2 páginas

Resumo do Livro Auto da Compadecida Ariano Suassuna Baseado em histórias e tradições do Nordeste o autor conta-nos as aventuras de João Grilo que trabalha em uma padaria. A mulher doPadeiro, que o trai com todo mundo, tem uma cachorrinha doente. Com a intenção de curá-la, João grilo, quer que o Padre lhe dê uma bênção. O Padre duvida se deve ou não abençoá-la por medo do Bispo.João Grilo vai falar com o Padre e lhe diz que quem deseja uma benção para seu cachorro é o Sr. Antonio Morais sabendo….

EXIBIR MAIS

Resumo do livro o auto da compadecida

259 palavras | 2 páginas

recado" com o famoso "jeitinho" brasileiro. Aqui vemos a forma de criação dos personagens segundo o autor: “Meus personagens ora são recriações de personagens populares e de folhetos de cordel, ora são familiares ou pessoas que conheci”. No Auto da Compadecida, por exemplo, estão presentes o Palhaço e João Grilo. O Palhaço é inspirado no palhaço Gregório da minha infância em Taperoá. Já o João Grilo é o típico nordestino 'amarelo, que tenta sobreviver no sertão de forma imaginoza. Costumo dizer….

EXIBIR MAIS

Resumo Livro Auto Da Compadecida

1079 palavras | 5 páginas

Auto da Compadecida apresenta elementos que permitem a identificação de sua participação num determinado estilo de época da evolução cultural brasileira: 1- O texto propõe-se como um auto. 2- O texto propõe-se como resultado de uma pesquisa sobre a tradição oral dos romanceiros e narrativas nordestinas, fixados ou não em termos de literatura de cordel. 3- A síntese de um modelo medieval com um modelo regional resulta, na peça, como concebida pelo autor. Ariano Suassuna procura, em Auto….

….

EXIBIR MAIS

Auto da Compadecida - Resumo

560 palavras | 3 páginas

Auto da Compadecida O Auto da Compadecida foi escrito em 1955 e deu destaque a Ariano Suassuna perante o cenário nacional. Os espectadores e os leitores logo se identificaram com a obra devido ao seu caráter popular e moderno que tinha como ferramenta a coloquialidade e o regionalismo nordestino. A peça mistura a literatura popular nordestina com os autos medievais resultando em um texto marcado por humor e caráter moral. É perceptível que O Auto da Compadecida recebeu grande influência…..


pereirawellyson464: amei <3
franciscaassus857: obrigado
Perguntas interessantes