(filosofia)
Sequência I.
Leia o texto.
A Banalização da Política.
Do que trata a Filosofia Política? Filosofia política é o campo de investigação filosófica das questões da vida política dos seres humanos. Pode-se dizer que o problema central da filosofia política é como implementar ou limitar o poder público para manter a sobrevivência e melhorar a qualidade da vida humana. Reconhecer como as decisões políticas e comentários sobre a política nos afetam no cotidiano e nos nossos projetos de vida também faz parte da filosofia política. E devido a sua importância na organização da vida humana a política, faz-se presente nas produções filosóficas e no nosso dia a dia e nos nossos projetos pessoais e coletivos, mas como conversamos a respeito da política?
O uso constante e indiscriminado de uma palavra pode levar à banalização do seu sentido.
Podemos dizer que este processo de banalização acabou atingindo a “política” ou os “políticos”. Passamos a qualificar certas atitudes como sendo políticas ou de políticos, por exemplo,
quando vemos uma pessoa muito falante, mas pouco efetiva nas suas ações, ou quando alguém
faz adulações tendo em vista alguma vantagem pessoal. Mas essas são efetivamente qualidades
políticas? Há outros exemplos?
No nosso cotidiano, temos acesso, por meio do noticiário, a casos de políticos envolvidos
com práticas que não visam ao bem comum ou que atuam contrariando suas promessas de
campanha. Não é à toa que, diante desse tipo de noticiário, escutamos e falamos que “os polí-
ticos só querem enriquecer e empregar amigos e parentes” e “os políticos, quando chegam lá,
esquecem de quem votou neles e só beneficiam grupos empresariais ou sociais quando podem
obter alguma vantagem financeira”. Essas afirmações generalizadas não deixam de refletir uma
série de situações que envolvem o exercício da política, mas não nos permite estender esta situação para todos os que exercem a atividade política. Podemos dizer que a imagem da política
e dos políticos tem sido abalada por uma série de situações que efetivamente deixa parte da
população incrédula sobre a importância da atuação política em diferentes esferas da vida.
SEQUÊNCIA II
Responda o exercício.
Essa condição de desconfiança, ou mesmo de descrédito da atuação dos políticos, está
presente em diferentes momentos de nossas vidas. Converse com os seus colegas e parentes próximos, a respeito da crítica que realizam sobre a política e o políticos e se a crítica aos políticos é tudo o que temos para tratar sobre política? Apresente as respostas encontradas e explique os diferentes sentidos que a palavra política pode assumir.
Soluções para a tarefa
desculpa NN posso te ajudar
Resposta:
a política está inserida em nosso dia a dia, i dependente de estamos participando ativamente ou não das discussões somos participantes delas. Pois em tudo que nos afeta existe participação política.
existe o estigmade não se conversar sobre política no Brasil, pós confundem política com partidarização, ao analisarmos os diversos setores associados cuja participação política tem contato direto temos que fazer isso de forma não partidária e geraneraluzada para evitar deturpação de opinião, por questões pessoais.
muitas pessoas levam opinião política como sendo posicionamento pessoa por estarem envolvidos de forma não distanciado do processo. como no conto dos cegos da filosofia budista ou no conto da caverna de Platão. observar apenas uma parte do todo, influência na opinião geral.