Filosofia, perguntado por GiovannaLiomoeiro, 10 meses atrás

filosofia por favor me ajudem ​

Anexos:

davegrohl2006: Esse livro é o "Fundamentos de Filosofia" do Gilberto Cotrim?
GiovannaLiomoeiro: A felicidade
GiovannaLiomoeiro: aristotolis.Ética a nicômaco (coleção os pensadores)
davegrohl2006: Agora que eu consegui achar o livro! É o Filosofando das Marias! Tentarei responder para ti

Soluções para a tarefa

Respondido por davegrohl2006
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Resposta:

Seguem na explicação a resposta das questões da foto acima!

Explicação:

1) No caso da experiência de ser, a felicidade relacionada a ela tem por característica principal a possibilidade infinita que a vida está subordinada. Tal possibilidade faz com que a própria vida seja uma possibilidade impedindo que os fatos que envolvem nossas decisões sejam determinados previamente. Quando nos perguntamos quem somos, não sabemos responder porque não estamos prontos e acabados. Logo, a possibilidade traz a autonomia para o sujeito construir-se ao longo do tempo e da maneira que achar melhor.  

Outra característica é a primazia da vontade; Somos o que queremos ser e com base naquilo que queremos ser, temos as experiências de uma vida cujo o projeto existencial ganha forma se assim desejarmos. Não há livre-arbítrio porque nada foi determinado previamente para que façamos a escolha de seguir o determinado ou pagar as consequências de nossas escolhas; Mas agora, o que teremos são as responsabilidades de nossos atos.

2) Baruch de Spinoza trouxe como inovação a ideia de Paralelismo no sentido de que ao invés do corpo e da alma terem duas realidades diferentes, corpo e alma são a mesma coisa de modo que tudo que se passa pelo corpo, também se passa pela alma porque eles estão conjugados, ou seja, não dá para separar o corpo da alma e vice versa. Então, não há realidade vivida pela alma que não seja a mesma realidade vivida pelo corpo, o que isso faz de Spinoza um filósofo monista pois sem o dualismo do corpo-alma, só resta a substância única (corpo e alma) que nada mais é do que extensão da substância primeira (Deus ou a Natura Naturans) uma vez que Spinoza é panteísta e a Natureza (arvores, animais, meio ambiente) são Deus em manifestação.

3) A Fenomenologia rejeita o dualismo afirmando que corpo e alma também não são duas realidades distintas porque o corpo não é uma coisa! O que quero dizer com isso? Na verdade, o corpo não é material em relação à consciência pois a consciência, embora não exista materialmente, ela ajuda a compreender o corpo enquanto sendo algo, ou seja, ninguém tem um corpo porque todos são corpo (e nesse caso, não falo de corpos no plural pois isso coisificaria o corpo) de modo que as pessoas precisam do corpo e da consciência para viverem. Além disso, essa consciência é dotada de uma intencionalidade ao ponto de que ela não seria consciência se não fosse consciência "de algo"! Uma vez que tudo é consciência "de algo", ser humano e mundo são faces de uma mesma moeda, ou seja, um complementa o outro e ambos se manifestam intencionalmente lembrando que na Fenomenologia, essa consciência "de algo" soará como uma essência pura ou os "noemas" de Edmund Husserl!  

Espero ter ajudado! Coloque o nome do livro e a página pois ajudará mais! ;)  


GiovannaLiomoeiro: Obrigado!!!!!!
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