FILOSOFIA POLÍTICA: A construção da democracia
2.Principais Características da Democracia
Considerando que a política significa “o que se refere ao poder”, resta-nos perguntar: qual é o lugar do poder na democracia? Segundo a filósofa Marilena Chauí, as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade.
CONFLITO
Para muitos, o conflito carrega um sentido pejorativo, entendido como algo para se evitar a qualquer custo. Contudo, divergir é inerente a sociedade pluralista: a democracia respeita o pensamento divergente, os discursos plurais, bem como admite a heteroneidade de interesses. Faz parte da democracia ser ela mesma constantemente questionada. Por não se camuflar, o conflito de poderes em sociedades democráticas é trabalhado pela discussão, pelo confronto de ideias: por isso a democracia é histórica e está sempre se recriando.
Concluindo: conflito - admissão de uma heterogeneidade essencial e da necessidade de se respeitar o pensamento divergente e os múltiplos discursos.
ABERTURA
Na democracia, a informação circula livremente e a cultura não é privilegio de alguns. A circulação não se reduz ao mero consumo de informação e cultura, mas pressupõe igualmente a produção de informação e cultura, que a enriquece, dá a necessidade de não fazer delas privilégio de poucos. Do mesmo modo, produtos culturais mais elaborados e supostamente inacessíveis as camadas mais pobres não devem ser reservados a poucos nem vulgarizados de maneira deformada.
Concluindo: abertura - necessidade de ampla extensão da educação e do acesso à informação, que pressupõe a sua livre circulação e produção.
ROTATIVIDADE
Numa sociedade democrática, as funções de decisão e direção não pertencem a um grupo ou uma classe, mas encontram-se disponíveis para que outros setores da sociedade sejam legitimamente representados. Durante o período de eleições aparece mais claramente a noção de soberania popular: o lugar do poder apresenta-se desocupado, por não ser propriedade de seus ocupantes anteriores.
Concluindo: rotatividade - o poder deve ser exercido transitoriamente, de forma a possibilitar que diferentes grupos e classes sejam representados.
1.Analise as características da democracia, no texto acima, em seguida, relacione com a democracia. Na sua opinião essas características são identificadas na democracia brasileira, justifique sua resposta. *k
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
O lugar do poder em uma democracia está justamente nas mãos do povo que é organizada pelo estado, e, o mesmo povo que define os governantes que os representarão.
Ou seja, o exercício do poder cabe ao estado e aos indivíduos que possuem seus direitos e deveres devendo exerce-los em prol da democracia e do pleno funcionamento social.
Sobre o conceito de poder e de dominação, para Max Weber, o poder está diretamente ligado a sociedade e as relações entre os indivíduos, ou seja, a partir do poder a sociedade se mantém equilibrada.
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
História,
4 meses atrás
Química,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
História,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás