Português, perguntado por isabella845993, 5 meses atrás

Filosofia (nome da música) Noel Rosa (autor) O mundo me condena, e ninguém tem pena Falando sempre mal do meu nome Deixando de saber se eu vou morrer de sede Ou se vou morrer de fome Mas a filosofia hoje me auxilia A viver indiferente assim Nesta prontidão sem fim Vou fingindo que sou rico Pra ninguém zombar de mim Não me incomodo que você me diga Que a sociedade é minha inimiga Pois cantando neste mundo Vivo escravo do meu samba, muito embora vagabundo Quanto a você da aristocracia Que tem dinheiro, mas não compra alegria Há de viver eternamente sendo escrava dessa gente Que cultiva hipocrisia Aula do Centro de Mídias de 04.03.2021. Referente às págs. 26 a 30 da apostila. A nossa tarefa aqui é a análise do texto, tentaremos descobrir a intencionalidade do texto. Precisamos desvendar a argumentação do poeta na canção acima.

Responda 1
– Por que o autor afirma que “o mundo me condena”? Você acha que o autor era bem aceito na sociedade? Por que ele poderia não ser aceito?
2 – Explique: “...e ninguém tem pena Falando sempre mal do meu nome Deixando de saber se eu vou morrer de sede Ou se vou morrer de fome”
3- O poeta afirma “Mas a filosofia hoje me auxilia”. O que significa esse verso?
4 – Por que o autor afirma que finge ser rico para que ninguém zombe dele, veja o trecho abaixo e responda: “Vou fingindo que sou rico Pra ninguém zombar de mim”
5 – Você acredita que a sociedade é assim ainda? E é realmente necessário fingir que tem posses para ter o respeito das pessoas?
6 – “Que a sociedade é minha inimiga Pois (vivo) cantando neste mundo” Explique o trecho acima:
7 – Explique quem é feliz e quem é triste no trecho abaixo. “Vivo escravo do meu samba, muito embora vagabundo Quanto a você da aristocracia Que tem dinheiro, mas não compra alegria”
8 – A dualidade está presente a todo momento na canção de Noel Rosa, a isso damos o nome de Antítese, encontre uma antítese na canção, e copie abaixo.
9 – O autor faz a seguinte afirmação: “(a pessoa) Há de viver eternamente sendo escrava dessa gente / Que cultiva hipocrisia”. Explique:
10 – Agora que você conheceu um pouco mais a canção, vamos conhecer o autor Noel Rosa: Noel Rosa (1910-1937) foi um compositor, cantor e violonista brasileiro. Um dos mais importantes artistas da história da música popular brasileira. Em pouco tempo de vida compôs mais de 300 músicas, entre sambas, marchinhas e canções. Entre suas músicas destacam-se, Com Que Roupa, seu primeiro sucesso, Conversa de Botequim, Feitiço da Vila e Fita Amarela. Ficou conhecido como "O Poeta da Vila”. Noel gostava muito da boemia, e sentia que era discriminado por viver de música e por ter um defeito em sua face, casou-se e acabou morrendo de tuberculose muito jovem.

Agora que você já conhece bastante da música e um pouco da vida autor, explique o tema central da canção e se o nome “filosofia” é realmente adequado. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciosladeira
2

Resposta:

  • Noel Rosa Assinale a sentença do filósofo grego Epicuro cujo significado é o mais próximo da letra da canção “Filosofia”, composta em 1933 por Noel Rosa, em parceria com André Filho.

  • Epicuro fala de prazer em suas filosofias, no entanto, um estilo diferente de prazer. Para ele ao encontrar o prazer não poderia mais se apartar dele. Ele fazia apologia a um estilo de vida que tivesse relação com responsabilidade, sem ser algo inconsequente.
  • Ele não era favorável a fazer de tudo pela busca do prazer, já que se o prazer estivesse que vir acompanhado pela dor não era uma  boa coisa, pois o prazer tinha que vir acompanhado de uma serenidade de alma, não deveria estar vinculado a dor.

isabella845993: é a resposta da 1, 2, e 3?
Perguntas interessantes