Sociologia, perguntado por kessiafernanda768, 7 meses atrás

FILOSOFIA MEDIEVAL

 O termo filosofia medieval diz respeito às produções filosóficas desenvolvidos durante a Idade Média. Nesse período histórico, observamos uma articulação incomum de pensar nos dias atuais: consciência cristã e razão filosófica. No período compreendido entre os séculos V e XV, a produção filosófica é marcada pelo sincretismo realizado entre os ideais cristãos e a filosofia antiga. Não é sem razão que os principais filósofos desse período são pessoas ligadas à Igreja.    Essa característica é justificada pelo poder exercido pela instituição durante a Idade Média. Vale lembrar que esse período foi marcado pela expansão e fortalecimento da Igreja, que exercia poder não somente nas dimensões espirituais, mas principalmente nas esferas econômicas e políticas. Não se esqueça que foi ela quem organizou as Cruzadas à Terra Santa e que tinha o poder de coroar os reis. Nesse período, os integrantes da filosofia medieval buscavam, por meio da razão, explicações para os ideais cristãos. 

01- Responda:

Observa-se no texto, uma certa controvérsia entre a consciência cristã e a razão filosófica. O que necessariamente os filósofos da época buscavam entender?

  ​

Soluções para a tarefa

Respondido por camillyxzl
1

Resposta:

A filosofia medieval tentou conciliar a religião com a filosofia, ou seja, a consciência cristã com a razão filosófica e científica.

Explicação:

Muitos filósofos dessa época também faziam parte do clero ou eram religiosos. Nesse momento, os grandes pontos de reflexão para os estudiosos eram: a existência de Deus, a fé e a razão, a imortalidade da alma humana, a salvação, o pecado, a encarnação divina, o livre-arbítrio, dentre outras questões.

Perguntas interessantes