Filosofia grega clássica
Também conhecido como Periodo Clássico, a Filosofia Grega Clássica compreende o momento da história da filosofia que se inicia com o surgimento da figura de SÓCRATES, o desenvolvimento de PLATÃO e culmina nos trabalhos de ARISTÓTELES. Na história da filosofia este período é compreendido como estando entre os PRÉ - SOCRÁTICOS e pós -socráticos, embora o uso de tempo para esta denominação não seja totalmente adequado, uma vez que muitos filósofos pré-socráticos foram, na verdade, contemporâneos de Sócrates. A divisão trata mais do estilo de fazer filosofia e da relevância dos três autores que compõe o periodo clássico, Sócrates, Platão e Aristóteles.
4.Que nome recebe o filósofo que completou os trabalhos da filosofia?
5. Na história da Filosofia é feita em dois períodos. De acordo com o texto, quais são esses períodos?
Por favor me ajudem preciso dessa resposta com urgência
Soluções para a tarefa
Resposta:
René Descartes (1596 – 1650)
Descartes foi um filósofo e matemático francês nascido em 31 de março de 1596 e faleceu 11 fevereiro de 1650.
Conhecido como o pai da Filosofia Moderna, uma de suas obras mais famosas foi “Discurso sobre o Método”. René Descartes era conhecido por seu ceticismo, tanto que foi o autor da frase “penso, logo existo”.
Durante 5 edições do Enem, o filósofo apareceu 4 vezes – uma em 2016, outra em 2014, em 2013 e em 2012. Por isso, fique muito atento e revise as principais teorias do autor.
(ENEM 2016) Nunca nos tornaremos matemáticos, por exemplo, embora nossa memória possua todas as demonstrações feitas por outros, se nosso espírito não for capaz de resolver toda espécie de problemas; não nos tornaríamos filósofos, por ter lido todos os raciocínios de Platão e Aristóteles, sem poder formular um juízo sólido sobre o que nos é proposto. Assim, de fato, pareceríamos ter aprendido, não ciências, mas histórias.
Em sua busca pelo saber verdadeiro, o autor considera o conhecimento, de modo crítico, como resultado da:
a) investigação de natureza empírica.
b) retomada da tradição intelectual.
c) imposição de valores ortodoxos.
d) autonomia do sujeito pensante.
e) liberdade do agente moral.
Para descobrir qual é a alternativa certa, veja a resposta e comentário aqui.
Explicação:
Espero ter ajudado =)