Filosofia, perguntado por alencarleticia, 1 ano atrás

(Filosofia) Estas 5 questões, alguém poderia me ajudar? ​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por LauraOFRocha
1

1 - Para explicar as diferentes estações do ano, por exemplo, a mitologia grega personifica forças e fenomenos naturais em seres antropomorficos sobrenaturais, chamados deuses, titãs, etc. Diz que o outono existe porque Hades, o deus do subterraneo, sequestrou persefone, filha de Ceres, a deusa da agricultura. Já nas primeiras investigações filosóficas dos pré-socráticos, como tales de mileto, anaximandro, anaximendes, heráclito de efeso, pitagoras, democrito e outros, buscava-se explicações que descreviam fisicamente os fenomenos naturais, apresentavam um elemento primordial do qual tudo era formado. Democrito com a ideia de atomo, pitagoras como a ideia do número, não recorriam a narrativas mitologicas para explicar a causa e o fundamento das coisas.

2- Eram chamados assim por buscar explicar do que a natureza era formada, democrito com a ideia de atomos, anaximandro com a ideia do apeiron ou o indefinido, heraclito com a ideia dos opostos complementares ou do fogo. Não recorriam a deuses, mas a elementos naturais como agua, fogo, etc..

3- A cosmologia é uma ciência que aplica metodo cientifico para estabelecer suas teorias e explicar os fenomenos observados. Ja a cosmogonia e teogonia, explica de maneira mitologica, recorrendo a deuses e seres místicos, a origem do universo.

4- Para Heráclito, tudo era movimento, o devir era o ser. ou seja a semente que é pequena, é também uma arvore enorme porque tudo muda, tudo esta em movimento, tudo que existe é a mudança o movimento de opostos complementares, a noite se torna dia, o que era quente fica frio.. o ser é o que ele é mas também aquilo que ele se tornará (o devir). Já para Parmênides, o movimento e a mudança eram ilusões, pois aquilo que é não pode ser o seu contrario. O movimento atraves do paradoxo de zenão, foi reduzido ao absurdo, e Zenão era discipulo de Parmenides. O ser para parmenides era eterno, imutavel e estático. já o que muda é ilusório, dai posteriormente Platão se inspira para compor sua filosofia dualista, onde a realidade é dividida em mundo ideal e mundo fenomenico, que são apenas sombras da realidade.

Não responda exatamente com as minhas palavras, busque entender a ideia que estou passando e reescreva com as suas proprias palavras. Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes