Filosofia, perguntado por ionemelo78hotmai, 1 ano atrás

filosofia é uma ciência? o que é uma ciência ?

Soluções para a tarefa

Respondido por elissarcc1
11
Boa noite.
Pelo amor de Deus, nunca diga que a filosofia é uma ciência , pois ela NÃO é ciência e isso nunca foi dito por nenhum filósofo. A filosofia é um estudo qur auxilia nas outras ciências. A filosofia não é ciência pois não trabalha com o método científico e empírico. A filosofia é a busca pelo saber e a base das outras ciências mas isso não faz dela uma ciência.
Respondido por LaraMoraesVieira
0

Resposta:

A ciência é um tipo de pensamento que investiga os fenômenos da natureza e cria conhecimentos sobre ela por um processo de experimentação. É um conhecimento sistemático e metódico. Sistemático porque é organizado e procura relacionar as várias partes que compõem esse conhecimento, seguindo uma linha de raciocínio coerente. Metódico porque segue um determinado caminho previamente concebido, um método para produzir esses conhecimentos, utilizando ferramentas adequadas para a obtenção de um resultado.

O que chamamos hoje de ciência foi criado e consolidado a partir do século XVII com as experimentações de Galileu Galilei.

Nessa época, discutia-se intensamente qual seria o método apropriado para se chegar aos conhecimentos verdadeiros. O filósofo e matemático René Descartes incomodava-se com algo que observava: nas aulas de matemática, não via discordâncias entre seus professores, que sempre chegavam às mesmas conclusões; porém, nas aulas de filosofia, as conclusões eram sempre diferentes e nunca se chegava a um cordo. Segundo ele, isso se devia ao fato de que em matemática trabalhava-se sempre da mesma forma, enquanto que na filosofia cada um trabalhava de seu jeito.

Buscando uma fonte segura para o conhecimento, Descartes afirmava que só a razão é confiável, pois os sentidos podem nos enganar, como já o haviam enganado quando ele tentava conhecer a realidade e construir um conjunto de conhecimentos sobre ela. Um dos exemplos que ele dava para isso é o seguinte: quando colocamos uma colher dentro de um copo com água, de modo que parte dela fique dentro da água e parte fora, vemos uma espécie de “desvio” na colher, como se ela estivesse torta. Porém, sabemos que ela não está torta, e basta tirá-la da água para verificar isso. Sua conclusão: se sabemos que os sentidos nos enganam algumas vezes, o que nos garante que eles não nos enganem sempre? Nada. Por isso eles não são confiáveis.

Espero ter ajudado!

Se puder, avalie minha resposta pelas estrelinhas e, se gostou dela, pelo coraçãozinho.

*Caso algum erro seja identificado em meu raciocino, por favor, me avise.

Perguntas interessantes