Filosofia de vida em 30 linhas
Soluções para a tarefa
Resposta:
Filosofia de vida é uma expressão popular utilizada para se referir à visão de mundo que um indivíduo utiliza para guiar suas ações. Trata-se de uma moral particular ou conjunto de valores pessoais, e não tem necessariamente compromisso com o pensamento filosófico. Geralmente é influenciada por contextos familiares, econômicos, sociais e religiosos; somam-se a isso experiências de vida e caraterísticas de personalidade.
A expressão também é utilizada para se referir a costumes religiosos ou características culturais, como filosofia de vida cristã, budista ou espartana. Porém, de acordo com os fatores citados acima, mesmo que alguém se declare adepto de alguma doutrina ou religião, sempre existirá interpretação pessoal.
Nem todos estão conscientes de suas próprias filosofias de vida. Na maioria das vezes, os valores individuais se refletem nas atitudes, e não tanto no que se diz. Por isso muitos filósofos destacam a importância do autoconhecimento para que a vida seja vivida conscientemente. Sobre isso, o antigo filósofo grego Sócrates é radical: