Filosofia antiga, medieval, moderna e contemporânea. Preciso de um resumo de um pouquinho de cada.
Soluções para a tarefa
Oi...
Sobre filosofia antiga:
A filosofia antiga é o período compreendido entre o surgimento da filosofia no século VII antes de Cristo e a queda do Império Romano.
A filosofia antiga marca a primeira forma de pensamento filosófico existente. Seu início ocorreu na Grécia, cerca de 600 anos antes de Cristo como forma de questionamento aos dogmas da igreja, mitos e superstições.
Os pensamentos desenvolvidos na época serviram de base para a construção do raciocínio crítico e do modo de pensar ocidental. Antes, não havia preferência para explicações racionais e lógicas para os fenômenos da natureza. Com os primeiros raciocínios filosóficos (baseados em análises empíricas da realidade), surgiram as primeiras formas de ciências.
Sobre filosofia medieval:
A filosofia medieval é toda filosofia desenvolvida na Europa durante a Idade Média (período compreendido entre a queda do Império Romano no século V até a Renascença no século XVI).
A filosofia medieval é considerada um processo de recuperação da antiga cultura filosófica desenvolvida na Grécia e em Roma durante o período clássico. Esse processo, somado à necessidade de abordar os problemas teológicos da época, deu origem às primeiras vertentes da filosofia medieval.
A Idade Média foi marcada pela forte influência da Igreja Católica.
Sobre filosofia moderna:
A filosofia moderna é toda a filosofia desenvolvida na chamada Era Moderna, entre o século XV (englobando os períodos finais da Renascença) e o século XIX.
Tendo em vista o surgimento de novas ciências na época, a filosofia moderna tem como característica marcante o retorno da epistemologia (ramo filosófico que estuda a relação entre o ser humano e o conhecimento) como um dos aspectos centrais do período.
Sobre filosofia contemporânea:
A filosofia contemporânea foi desenvolvida ao longo do século XVIII. O marco filosófico deste período foi a Revolução Francesa, que ascendeu a reflexão sobre as diferenças de classe dentro da sociedade.
Assim, esse período reflete aos séculos XVIII, XIX e XX. É importante ressaltar que esse período antecede a chamada “filosofia pós-moderna”, pois esta teria sido, para alguns autores, incorporada às concepções contemporâneas.
ESPERO TER AJUDADO :)
Na filosofia antiga Homero e Hesíodo, dialogaram sobre questões divinas, ou seja, suas reflexões se davam acerca do mito, assim como forças iluminadas e obscuras que criaram o mundo e estavam acima dos seres humanos, contribuindo para uma necessidade do homem estar atrelado a essas divindades.
Deste modo, esse pensamento passou a ser desmistificado com o nascimento da filosofia, onde temos: Platão, Sócrates, Aristóteles, Tales, entre outros, que buscam aspectos relacionados ao interior do indivíduo e o mundo ao seu redor, em direção a razão.
A filosofia medieval teve sua ascensão na idade média, e, seus objetivos eram todos voltados para a influência que a ciência nesse período tinha da igreja católica.
Para ser mais exato, a igreja católica comandava a cultura, a economia e o espaço social dos indivíduos, o que refletia diretamente na ciência e no campo de pesquisa, inclusive no pensamento filosófico.
Assim, uma de suas características era a disseminação da fé cristã com base nos estudos aristotélicos, relacionando o pensamento do filósofo clássico a escolástica.
Por fim, a filosofia moderna abarcava um contexto amplo, indo na direção do antropocentrismo e do humanismo, com destaque para o cientificismo, assim como o racionalismo, indo na contramão do pensamento religioso, já que o empirismo, se ligava ao contexto iluminista e do renascimento; Questionando assim a natureza humana, e, a relação do homem com o espaço ao seu redor.