Biologia, perguntado por gabriiel23, 11 meses atrás

Filomena e enfermeira de uma unidade de internação e as 8:00 internou uma paciente, a Sra M das C.S. que e atendida com frequência devido a fibromialgia. Filomena a conhece muito bem e devido as internações regulares, o vinculo se tornou forte e a Sra. M das C.S. confia bastante nela. Conversam informalmente e Filomena pede para aguardar um pouco, que ela vai fazer as perguntas e preencher o histórico de enfermagem. Quando retorna para o quarto, antes mesmo de iniciar, a M. das C.S. começa a dizer que as dores tem aumentado nos últimos dias e percebe que nessas condições ela não poderá ficar mais em casa, pois melhora somente com medicações na veia; ela também relata que esta muito preocupada com essa situação.

a) Defina Fibromialgia
b) Somente essas informações seriam o suficiente para a enfermeira Filomena realizar o processo de enfermagem?
c) O que mais poderia ser perguntado?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por camilafortes13
0

Olá!!


a) É uma síndrome onde a pessoa sente dores no corpo todo durante muito tempo, e os locais mais afetados com as dores são: articulações, músculos, tendões, etc. levando a problemas no sono, ansiedade, fadiga, irritação e até mesmo depressão. A fibromialgia ainda não tem uma causa específica, mas acredita-se que ela está vinculada a diversos fatores como a própria genética, traumas físicos e até mesmo emocionais, o sedentarismo, ansiedade, problemas com depressão, problemas no sono, falta de exercícios e outros N motivos podem estar relacionados a essa patologia.


b) Não há como dizer, de fato, se tem como a enfermeira realizar o processo de enfermagem, mas a melhor opção seria o encaminhamento para o médico, pois com o aumento das dores da paciente os medicamentos já não tenham tanto efeito e para isso ela teria que permanecer sempre no hospital. Daí então o medico teria que partir para outra terapêutica ou alteração dos medicamentos para algum analgésico com ação central, ou até mesmo drogas antidepressivas e antiepiléticas que têm ação analgésica e sedativa. Lembrando que a questão não especifica qual medicamento ela toma.


c) Já que se trata de uma doença que não tem cura, a base do seu tratamento é não medicamentoso, sendo as drogas utilizadas apenas para o alívio das intensas dores e melhorar o bem estar da paciente. Portanto, a enfermeira deve-se munir de informações de como é o dia-a-dia da paciente, o que ela faz para procurar melhorar as dores e a doença em si, o que ela pratica diariamente que provavelmente está potencializando as dores nos últimos dias, se os medicamentos receitados estão sendo usados de forma correta, além de outros fatores e práticas diárias da paciente que influi nos sintomas e na terapêutica.


Espero ter ajudado!!

Perguntas interessantes