Filme : Piratas do Vale do Silício
Quais são as inovações tecnológicas apresentadas no filme?
Por que essas inovações foram importantes para a sociedade atual?
Soluções para a tarefa
O filme, Piratas do Vale do Silício, narra a estória da criação e crescimento de duas empresas pioneiras no mercado da informática, a Apple e a Microsoft. Também mostra como foi a relação empresarial de dois homens, Steve Job’s (Apple) e Bill Gates (Microsoft), que foram os fundadores dessas empresas. Para dar inicio a discussão ética entre eles, é importante conhecer mais a estória de cada empresa.
A Apple estava se destacando no mercado pela sua inovação, a criação dos microcomputadores para pessoas comuns e um sistema operacional original e arrojado, Já, a Microsoft era ainda uma pequena empresa de software, que prestava serviços a outras empresas. No decorrer de toda estória Bill Gates dá um grande salto para a Microsoft e também para a informática. Bill Gates em uma Reunião com a IBM, garante a eles que a Microsoft tinha tudo o que a IBM estava precisando (ele estava falando sobre um sistema operacional, chamado MS_DOS) Apenas essa frase foi o que fez a IBM, olhar a proposta de Bill Gates com outros olhos. A partir daí Bill Gates estava vendo que o seu sistema ainda era pouco para o que a Apple estava lançando. Foi aí que Bill Gates teve uma idéia de se infiltrar na Apple, fazendo a Microsoft prestar serviços à Apple trabalhando com eles. E foi trabalhando e desenvolvendo sistemas na Apple que Bill Gates “rouba” informações e lança o sistema operacional Windows com direitos reservados apenas para a Microsoft. Essa grande sacada fez a Microsoft ter sucesso e dinheiro o bastante para comprar a Apple 2 e começar uma nova era dominada pela Microsoft.
O que este filme quer mostrar às empresas aos administradores em geral, é a importância da tecnologia como alto teor competitivo entre as empresas. Ter a Tecnologia e a informação em suas mãos é ter o controle e os negócios em suas mãos. Foi exatamente o que Bill Gates fez com a IBM e depois com a Apple. A atitude que Bill Gates teve com Apple é o que a administração chama de Benchmarking (ele olhou uma idéia que a Apple tinha e fez melhor trazendo para a Microsoft), ou seja, Bill Gates não roubou a idéia da Apple, ele tomou conhecimento de uma informação e melhorou a idéia trazendo para sua empresa. Ético ele não foi, pois a Microsoft prestava serviços a Apple, mas também não foi errado, porque ele sabia que aquela idéia era uma ótima arma competitiva e não deixou passar. A tecnologia é atualizada a cada dia, e as empresas não podem deixar de se atualizar, de rever suas idéias e de inovar. Deixando o avanço de lado uma empresa torna-se ultrapassada e morta no tempo, perdendo assim o seu potencial de competitividade frente às outras empresas no mercado. Essa é a grande lição que o filme traz para os administradores, ser competitivo é estar atualizado e informado, é estar um passo a frente dos nossos concorrentes. Não foi à toa que Bill Gates se tornou o homem mais rico do mundo.