História, perguntado por Ionnara, 1 ano atrás

Filiação religiosa e estratificação social
Uma simples olhada nas estatísticas ocupacionais de qualquer país de composição religiosa mista mostrará, com notável frequência, uma situação que muitas vezes provocou discussões na imprensa e literatura católicas e nos congressos católicos, principalmente na Alemanha: o fato que os homens de negócios e donos do capital, assim como os trabalhadores mais especializados e o pessoal mais habilitado técnica e comercialmente das modernas empresas é predominantemente protestante.
Este fato não se verifica apenas onde a diferença de religião coincide com uma nacionalidade, e portanto com seu desenvolvimento cultural, como no caso da Alemanha oriental e da Polônia.
[...] A participação nas funções econômicas envolve geralmente alguma posse de capital e uma dispendiosa educação e, muitas vezes, de ambas. Hoje tais coisas são largamente dependentes da posse de riqueza herdada, ou, no mínimo, de certo bem estar material. Certo número dos domínios do velho império, que eram mais economicamente desenvolvidos, mais favorecidos pela situação e recursos naturais, particularmente a maioria das cidades mais ricas, aderiram ao Protestantismo no século XVI. In: A ética protestante e o espírito do capitalismo.
Considere as afirmativas abaixo.
I. O autor da obra citada é Émile Durkheim e uma das preocupações dele foi estudar as grandes religiões do mundo e as repercussões delas nas práticas econômicas.
II. O autor a que se refere o excerto de texto é Max Weber que, estudando as grandes religiões do mundo, procurou demonstrar como a ética protestante atuou para o desenvolvimento do capitalismo.
III. A obra citada é de autoria de Marx que afirmava que a religião era o ópio do povo, portanto com a difusão das ideias marxistas que criticaram a religião protestante, estavam dadas as condições para o desenvolvimento do capitalismo.
IV. O autor da obra citada, em seus estudos, identifica no estímulo e na valorização do trabalho e da disciplina, difundidos pela ética e educação protestantes, fatores fundamentais ao desenvolvimento do capitalismo.
Assinale a alternativa que registra as afirmativas corretas:
Escolha uma:
a. Afirmativas II e IV.
b. Somente I.
c. Somente II.
d. I, III e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por Nay474
6
a. Afirmativas II e IV. eu acho rsrs

Perguntas interessantes