(FIL_EM04_LA_5_5) (UEL – PR) Leia os textos a seguir. A arte de imitar está bem longe da verdade, e se executa tudo, ao que parece, é pelo fato de atingir apenas uma pequena porção de cada coisa, que não passa de uma aparição. Adaptado de: PLATÃO. A República. 7. ed. Trad. de Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1993. p. 457. O imitar é congênito no homem e os homens se comprazem no imitado. Adaptado de: ARISTÓTELES. Poética. 4. ed. Trad. de Eudoro de Souza. São Paulo: Nova Cultural, 1991. p. 203. (Coleção Os Pensadores) Com base nos textos, nos conhecimentos sobre esté- tica e a questão da mímesis em Platão e Aristóteles, assinale a alternativa correta. A Para Platão, a obra do artista é cópia de coisas fenomênicas, um exemplo particular e, por isso, algo inadequado e inferior, tanto em relação aos objetos representados quanto às ideias universais que os pressupõem. B Para Platão, as obras produzidas pelos poetas, pintores e escultores representam perfeitamente a verdade e a essência do plano inteligível, sendo a atividade do artista um fazer nobre, imprescindível para o engrandecimento da pólis e da filosofia. C Na compreensão de Aristóteles, a arte se restringe à reprodução de objetos existentes, o que veda o poder do artista de invenção do real e impossibilita a função caricatural que a arte poderia assumir ao apresentar os modelos de maneira distorcida. D Aristóteles concebe a mímesis artística como uma atividade que reproduz passivamente a aparência das coisas, o que impede ao artista a possibilidade de recriação das coisas segundo uma nova dimensão. E Aristóteles se opõe à concepção de que a arte é imitação e entende que a música, o teatro e a poesia são incapazes de provocar um efeito benéfico e purificador no espectador.
Soluções para a tarefa
Resposta:Letra D
Explicação : os meu profs confirmaram ✔️
Confia no paiii
Resposta:
A resposta correta é a letra a) Para Platão, as obras produzidas pelos poetas, pintores e escultores representam perfeitamente a verdade e a essência do plano inteligível, sendo a atividade do artista um fazer nobre, imprescindível para o engrandecimento da polis e da filosofia.
Platão costumava defender a teoria de que o conhecimento verdadeiro pode ser encontrado em um mundo de ideias, com isso ele costumava dizer que esse mundo de ideias era representado por pensamentos perfeitos os quais não sofrem de nenhum tipo de interferência.
No mundo, as ideias tende a estarem organizadas de forma hierárquica das quais as mais altas ideias ocupam posições mais altas do que as ideias que não possuem tanta clareza.
Explicação: