figura mostra dois blocos a e b empurrados por uma força horizontal constante de intensidade F=6,0N em um plano hoizontal sem atrito o bloco A tem massa 2,0 kg e o bloco tem massa 1,0 kg a) qual é o modulo da acleraçaõ do conjunto? b) qual é a intensidade da força que atua entre os blocos?
Soluções para a tarefa
a = 6/3(soma de todas as massas)
a=2
b)Força = Massa x Aceleração.
F = mB(ou mA) . a
F = 1 X 2
F= 2N
O módulo da aceleração do conjunto é de 2m/s² e a intensidade da força que atua entre os blocos é de 2N.
Para começar a calcular o que se pede, primeiramente devemos prestar atenção no que nos foi dado no enunciado. O conjunto inteiro está sendo empurrado por uma força horizontal constante de intesidade de 6N. Além disso, a massa do bloco A é de 2kg e a do bloco B é de 1kg.
Sabendo do princípio fundamental da dinâmica que afirma que a força resultante é igual a massa do conjunto multiplicada por sua aceleração podemos partir para os cálculos:
Fr = (mA + mB).a
Sabemos que a única força atuante e não anulada do conjunto é a força horizontal de intesidade de 6N. Então, ela representa a força resultante:
6 = (2 + 1).a;
6 = 3a;
6/3 = a;
2m/s² = a;
Agora que sabemos a aceleração do conjunto, podemos calcular a força que atua entre os blocos. Para isso, devemos escolher um dos blocos, A ou B e fazer o cálculo. Usando o bloco A temos:
Fr = mA.a
As forças que atuam no bloco A são a força horizontal de intesidade de 6N e a força de reação do bloco B, atuando no sentido oposto ao vetor da força horizontal , que é o que procuramos, então temos:
6 - Fb = 2.2;
6 - Fb = 4;
6 - 4 = Fb;
2N = Fb;
Usando o bloco B, a única força que atua no bloco B é a força de reação do bloco A, então teremos:
Fa = mB . a;
Fa = 1 . 2;
Fa = 2N;
Para aprender mais:
https://brainly.com.br/tarefa/12902558