ENEM, perguntado por greitom, 8 meses atrás


Figura: Louis XIV da França e sua família por Nicolas de Largillière.


Retrato referente a sucessão Bourbon, feita no período 1715-1720. No centro do retrato está o rei do sol, Luís XIV, o mais ilustre de sua dinastia. Seu pai (Luís XIII) e o avô (Henrique IV) são mostrados como bustos. À direita do rei está seu filho, Luís, o Grande Delfim; à esquerda do rei está seu neto mais velho, Louis, duque da Borgonha. Ambos antecederam Louis XIV. O rei gesticula para seu bisneto, Louis Duke, da Bretanha, simbolizando a aprovação do mais velho pelo jovem herdeiro. Madame de Ventadour, a governanta do jovem duque (e a única não-real na pintura) detém as rédeas de sua acusação. Sua presença faz referência ao seu papel em "salvar" a dinastia na epidemia de sarampo de 1712.
Essa imagem está inserida num período histórico também conhecido por Antigo Regime. Nessa dinâmica histórica, o aspecto econômico foi reconhecido como mercantilismo. Podemos situá-la entre a Idade Média e o período de triunfo do laissez-faire. Aproximadamente, entre 1500 e 1776. Estas datas variam, no entanto, em diferentes países e regiões.


Sobre esse espaço cronológico diante da perspectiva mercantilista, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.


I. Várias foram as características do mercantilismo, ao se considerar as especificidades de cada país. Haja vista o mercantilismo espanhol, o inglês e o mercantilismo francês, por exemplo. No entanto, a exploração de metais preciosos da colônia para enriquecer a metrópole era um ponto comum desse sistema.


PORQUE


II. O estímulo ao liberalismo econômico, promovendo as forças de oferta e demanda da economia foi a linha mestra que norteou a política mercantilista. Essa relação político-econômica propiciou a acumulação a partir da exploração colonial. Em que pese os espanhóis, portugueses, ingleses ou franceses exerciam seus domínios de maneira peculiar.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por mariarua714
4

Resposta:

Alternativa  2 : As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Explicação:

Respondido por ajrocha200493
2

Resposta:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Explicação:

No período do MERCATILISMO o estado (Monarquias Absolutistas) que definia as direções da economia. NÃO EXISTIA Liberalismo Econômico, este veio séculos depois(XVII e XVII), no período do Iluminismo e contrapõe o Mercantilismo.

Perguntas interessantes