Artes, perguntado por leonardo72330, 5 meses atrás

Figura 1 - O Monumento às Bandeiras é uma obra em homenagem aos Bandeirantes, que exploraram os sertões durante os séculos XVII e XVIII. Foi inaugurada no ano de 1953. Victor Brecheret.
Figura 2 - Praça Princesa Isabel: residência do monumento ao Duque de Caxias. Victor Brecheret.
Stuart Hall se debruçou sobre as teorias sobre hegemonia e estudos culturais. Assim, a linguagem assume destaque em suas teorias, por oferecer estruturas de poder. Para Hall, a cultura não era um fenômeno simplesmente contemplativo, mas algo crítico de ação e intervenção social. Em sua análise o indivíduo, não é passivo, à produção cultural, bem como ao controle social.
Diante das informações assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. Hegemonia descreve o tipo de dominação ideológica de uma classe social sobre outra, particularmente da burguesia sobre o proletariado, o que se manifesta, por exemplo, quando os interesses da alta burguesia de um país são identificados aos interesses de toda a sociedade do país ou quando a historiografia se concentra apenas em grupos ou indivíduos de elite.
b. As duas obras de Brecheret, na realidade representam os bandeirantes, expondo suas diversas etnias e o esforço para desbravar o país. Além de portugueses (barbados), vemos na obra negros, mamelucos e índios (com cruzes no pescoço), puxando uma canoa de monções, utilizadas nas expedições fluviais.
c. As obras de Brecheret revelam o sentimento voluntário, unilateral, de amor e pertencimento. Revela a disposição de entrega à causa da pátria. O patriota (do grego patriotes – patrício), não apenas respeita; ele ama os símbolos da pátria, a bandeira, o hino, o brasão. Nutre identidade com os vultos históricos e as riquezas naturais.
d. As obras de Brecheret revelam a hegemonia e culturalismo, por defender a importância central da cultura como uma força organizadora nos assuntos humanos.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrieliassis93
2

Resposta:

Hegemonia descreve o tipo de dominação ideológica de uma classe social sobre outra, particularmente da burguesia sobre o proletariado, o que se manifesta, por exemplo, quando os interesses da alta burguesia de um país são identificados aos interesses de toda a sociedade do país ou quando a historiografia se concentra apenas em grupos ou indivíduos de elite.

Explicação:

Perguntas interessantes