Filosofia, perguntado por luhkalmeidinha, 1 ano atrás

Ficou marcado, na história dos debates sobre ensino de filosofia, o dilema de o ato de ensinar filosofia ser ou não igualmente filosofar, ou se é um recurso pedagógico inferior, destituído do problema filosófico, ficando a cargo de pesquisadores em filosofia o ato da problematização essencialmente filosófica. O texto acima analisa o ensino de filosofia em que os estudiosos consideram o ensino de filosofia como problema filosófico. Sobre o ensino da filosofia, é correto afirmar que:
(A) Resta ao filósofo, sobretudo no Brasil, a docência como opção profissional.
(B) São os professores de filosofia do ensino médio os primeiros a divulgar o conhecimento filosófico de maneira sistemática.
(C) O ensino de filosofia consiste numa intervenção filosófica sobre textos filosóficos, problemáticas filosóficas tradicionais, ou temáticas não filosóficas abordadas filosoficamente.
(D) Todos os adolescentes são curiosos por natureza, o que faz de qualquer tentativa de ensino um trabalho primário com o processo do filosofar.
(E) O professor desenvolve estratégias didáticas diversificadas sempre partindo da realidade do aluno, fazendo com que ele pense filosoficamente sem dar–se conta de que está lidando com o cotidiano.

Soluções para a tarefa

Respondido por luhanaasowjho2
9
(C) O ensino de filosofia consiste numa intervenção filosófica sobre textos filosóficos, problemáticas filosóficas tradicionais, ou temáticas não filosóficas abordadas filosoficamente.
Respondido por LarissaMoura3
14

Olá!

A filosofia busca a verdade e a consciência. Para alguns filósofos, a consciência é um elemento primitivo. Historicamente, os debates acerca do ensino de filosofia, além dos dilemas que envolvem a disciplina são responsabilidades de pesquisadores.  

O ensino da filosofia abrange a intervenção da mesma nos textos filosóficos, problemáticos e tradicionais que apresentam ou não a abordagem dessa ciência.

Sendo assim, a resposta correta é a alternativa c) O ensino de filosofia consiste numa intervenção filosófica sobre textos filosóficos, problemáticas filosóficas tradicionais, ou temáticas não filosóficas abordadas filosoficamente.

Espero ter ajudado, bons estudos!

Perguntas interessantes