História, perguntado por igormarcelotorreshot, 2 meses atrás

fichamento : o fascismo italiano

Soluções para a tarefa

Respondido por lucasm80
0

Resposta:

O termo fascismo é utilizado tanto para se referir ao governo italiano de 1922-1943, liderado por Benito Mussolini, quanto para o movimento político que se espalhou por países da Europa durante as décadas de 1920 e 1930.

O fascismo não apenas formou governos, como influenciou líderes ao longo dos anos de 1920 e 1930, e foi decisivo para o início da Segunda Guerra Mundial.

De caráter fortemente nacionalista, pautava-se na ideia de que era preciso recuperar a força que suas nações haviam perdido após a Primeira Guerra Mundial.

Esses movimentos eram formados, majoritariamente, por jovens conservadores que sentiam na pele as dificuldades econômicas vividas por seus países. Suas manifestações eram agressivas e marcadas pela violência contra os grupos rivais, em especial movimentos de trabalhadores e de esquerda.

Rapidamente, esses movimentos passaram a se organizar politicamente e conquistar cadeiras nos parlamentos de seus países, numa tática que incluía a representação parlamentar, o fortalecimento dos movimentos de rua junto à opinião pública e os ataques violentos contra seus opositores.

Outros regimes políticos foram inspirados por Mussolini e pelos ideais fascistas. Os mais notáveis, além da Alemanha nazista, foram a Espanha, sob comando do general Francisco Franco (1939-1975), e Portugal, sob comando de António Oliveira Salazar (1932-1974).

Embora cada um desses regimes tenha tido características específicas, a inspiração política e doutrinária do fascismo se fez presente em sua constituição. Ao contrário do fascismo italiano e do nazismo, os governos de Franco e Salazar resistiram à Segunda Guerra Mundial e só foram destituídos na década de 1970.

Após se fortalecer e conquistar o poder em diversos países, o fascismo se estabeleceu como doutrina política. Seu principal eixo consistia no fortalecimento do Estado, centralizado da figura de um grande líder popular.

Desse modo, a principal unidade defendida pelos fascistas era a nação, o que o distinguia das doutrinas de caráter internacionalista, como o socialismo. O fortalecimento da unidade nacional também justificava a existência de um partido único e a perseguição de opositores, que eram vistos como inimigos do regime.

Perguntas interessantes