Fichamento de artigo sobre Diabetes mellitus
Soluções para a tarefa
O DIABETES MELLITUS (DM) é uma doença crônica que atinge em maiores vezes pessoas entre 30 e 69 anos. Pacientes com essa doença devem se adaptar a um estilo de vida, para que não tenham nenhuma complicação, além disso, devem lidar com o fato de ter que conviver durante toda a vida com uma doença que é responsável por complicações clínicas que prejudicam a saúde do indivíduo, o que poderá alterar o humor destes pacientes. Ai onde entra a depressão que pode designar tanto um estado afetivo normal quanto um sintoma, uma síndrome ou uma doença. A depressão apresenta alterações neuroquímicas e hormonais que teriam efeitos hiperglicemiantes e poderiam acarretar distúrbios no metabolismo glicêmico. A sobreposição de alterações fisiopatológicas de ambas as condições poderia explicar a ocorrência freqüente de sintomas depressivos em pacientes diabéticos. Em pesquisas realizadas, de acordo com este artigo, concluiu que a prevalencia de depressão no paciente com DM variou entre 0 e 60,5% e dois fatores parecem associar-se diretamente com a presença de sintomas depressivos no paciente diabético: o fato de ser solteiro e um menor nível de escolaridade. A ausência de um companheiro pode ser responsável por uma menor capacidade de aceitar a doença e as modificações necessárias no estilo de vida. E para alcançar esses resultados foram analisadas as relações da depressão com o controle glicêmico, com as complicações clinicas do diabetes, com a adaptação da doença, com aspectos sociais, econômicos e educacionais.
Conclusão
Com a leitura do artigo, que teve um intuito de efetuar uma revisão da associação entre DM e depressão, foi notório que os pacientes com essa doença apresentam relativamente depressivos, podendo ser causado por não aceitação da doença, pela qualidade de vida. E o artigo se preocupou ainda em realizar uma análise da literatura científica acerca do tratamento da depressão no DM e de seu efeito sobre o controle metabólico, associando um tratamento farmacológico com agentes antidepressivos que é fundamental para a terapêutica da depressão, e ainda alguns fatores psicológicos e educacionais.
Comentário
O artigo é de grande importância médica, pois possibilita o crescimento dos conhecimentos e ainda um cuidado maior, a fim de se evitar ou reduzir a depressão que apesar da relevância clínica, ainda existem dificuldades no diagnóstico da depressão no diabete. Logo, é de grande importante, uma avaliação psiquiátrica adequada em pacientes com diabetes que refiram queixas depressivas, principalmente quando associadas a um controle metabólico inadequado.