fichamento a segunda guerra mundial
a-principais regiões de conflito:
b-época:
c-liderancas:
d-principais países envolvidos:
e-desfecho:
f-consciências:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Fichamento a segunda guerra mundial
a-principais regiões de conflito: Europa, África, Ásia e Oceania.
b-época: 1939 e 1945.
c-lideranças: Aliados e o Eixo
d-principais países envolvidos: Reino Unido, França, União Soviética, Estados Unidos, Alemanha, Itália e Japão.
e-desfecho: A batalha final no cenário de guerra europeu foi travada em Berlim, capital alemã, onde foi organizada a resistência final dos nazistas em uma situação tão desesperadora que havia tropas compostas por velhos e crianças. O ataque a Berlim foi realizado apenas pelos soviéticos e, logo após as tropas do Exército Vermelho entrarem no Reichstag (Parlamento alemão), Hitler e sua esposa (Eva Braun) cometeram suicídio. O comando da Alemanha foi transmitido para Karl Dönitz, e os alemães renderam-se oficialmente no dia 8 de maio de 1945.
No cenário asiático, a guerra teve fim oficialmente no dia 2 de setembro de 1945, quando os japoneses assinaram sua rendição incondicional aos americanos. A rendição japonesa foi resultado direto do lançamento das bombas atômicas sobre Hiroshima, em 6 de agosto, e Nagasaki, em 9 de agosto.
f-consciências:
Além das perdas humanas, o conflito custou 1 trilhão e 385 bilhões de dólares em perdas monetárias.
A bipolarização do período da Guerra Fria.
O Leste Europeu foi ocupado pelas tropas do Exército Vermelho, e toda essa região ficou sob a influência do comunismo soviético.
Após a Segunda Guerra, foram criados tribunais que julgaram os crimes de guerra cometidos por alemães e japoneses. Pessoas que estiveram diretamente envolvidas com o Holocausto e com os massacres cometidos pelo Japão na Ásia foram julgadas no Tribunal Militar Internacional de Nuremberg e no Tribunal Internacional para o Extremo Oriente.
Foi criada a Organização das Nações Unidas, conhecida como ONU e responsável pela manutenção da paz entre as nações.
A criação de um plano de reconstrução da Europa Ocidental financiado pelos Estados Unidos: o Plano Marshall.