(FGV-SP) Observa a figura que representa um musgo e responde:
qual o nome das estruturas apontadas pelas setas A e B, respectivamente?
como a estrutura apontada pela seta A é capaz de dar origem a um novo musgo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A: esporófito B: gametófito
O esporófito produz esporos por meiose, esses germinam formando o protonema que origina um novo musgo (gametófito).
A figura, que representa um musgo, possui as estruturas A) Esporófito e B) gametófito. O esporófito é resultado da fecundação do gametófito, então formará esporos que serão liberados e germinados, dando origem a uma nova planta.
Ciclo de vida das briófitas
As briófitas são plantas muito simples, que não possuem vasos condutores de seiva e não produzem sementes, flores ou frutos.
Assim como os outros grupos de plantas, o ciclo de vida das briófitas possui alternância de gerações, que é o termo utilizado para falar das duas fases pelas quais a planta passa, tendo duas formas:
- Gametófito: é a forma que fica fixa no solo, e é a fase produtora de gametas. Essa é a fase predominante, mais longa, e é dioica. É a estrutura A.
- Esporófito: é a forma que fica fixa no gametófito, e é a fase produtora de esporos. Essa fase é mais curta. É a estrutura B.
No ciclo de vida das briófitas, o gametófito masculino produz gametas masculinos, e o gametófito feminino produz gametas femininos.
Na presença de água, o gametófito masculino, que é flagelado, se encontra com o feminino. Essa fecundação formará o esporófito, que produzirá esporos que serão dispersados. Quando caem no solo e germinam, os esporos dão origem a uma nova planta (gametófito).
Saiba mais sobre as briófitas: https://brainly.com.br/tarefa/44307169
#SPJ2