História, perguntado por Vanessabrandao6328, 1 ano atrás

(FGV-SP) A chamada "crise do século XIV", na Europa Ocidental, caracterizou-se por um conjunto de fatores como más colheitas, fome, epidemias, rebeliões camponesas e guerras. Pode-se dizer que tais elementos a) fortaleceram as instituições medievais, principalmente o caráter internacional das universidades. /b) abalaram o sistema feudal, provocando uma acentuada queda demográfica, num processo inverso ao da expansão verificada entre os séculos XI e XIII. c) contribuíram para o aumento relativo da população das cidades, onde os índices de mortalidade eram menores que no campo. d) provocaram um enfraquecimento geral da cristandade. sobretudo na península Ibérica, o que permitiu uma nova ofensiva islâmica na região. e) fizeram diminuir as taxas e obrigações senhoriais que recaíam sobre os servos e levaram à adoção da escravidão de africanos nos senhorios feudais.

Soluções para a tarefa

Respondido por Sabrinaalmeid4
65
Olá,

  A resposta é a letra B:

 b) abalaram o sistema feudal, provocando uma acentuada queda demográfica, num processo inverso ao da expansão verificada entre os séculos XI e XIII.

 
  A crise do século XIV é até hoje debatida nos centros acadêmicos pois foi um momento de maior dificuldade vivida pela Europa, e que levou a morte de várias pessoas dificultando também política e economia gerando várias revoltas, uma completa bagunça e talvez seja a maior crise enfrentada pela Europa até hoje.

   Como dito, todas as esferas do sistema Europeu foram abalados assim como o sistema feudal que teve que ser substituído para que se continuasse a ter uma economia resistente.
Respondido por larapotterhead418
0

Resposta:

Letra B abalaram o sistema feudal, provocando uma acentuada queda demográfica, num processo inverso ao da expansão verificada entre os séculos XI e XIII.

Explicação:

Uma das principais consequências ocasionadas pela crise vivenciada na segunda metade do século XIV foi uma desestruturação do sistema feudal, provocada sobretudo pelo extermínio de cerca de um terço da população europeia. A morte dessa grande quantidade de pessoas gerou um desordenamento do processo produtivo, fazendo com que as atividades comerciais diminuíssem e as propriedades feudais reduzissem suas produções.

Perguntas interessantes